BH – Seminário regional “Educação Infantil e diversidade étnico-racial”

06/04/2011

O seminário será realizado dia 26 de abril de 2011, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Antônio Carlos 6627, Pampulha), das 9 às 18 horas. Visa reunir professores, gestores, pesquisadores e ativistas sociais interessados em debates e análises de experiências relacionadas com valorização da diversidade étnico-racial na educação infantil.

Pretende-se também fomentar a construção de parcerias e ações conjuntas direcionadas para a implantação, ampliação e fortalecimento de políticas educacionais comprometidas com a promoção da igualdade étnico-racial.

MEC, UFSCar e CEERT juntos por uma educação infantil igualitária

O evento integra um conjunto de ações do Plano de Cooperação Técnica estabelecido entre o MEC SEB e a UFSCar, cuja execução é compartilhada com o CEERT.

Estão sendo construídos:

1. diagnósticos e textos de referência conceitual e normativa para professores;
2. conteúdo para curso de formação continuada para professores e gestores, formato e-learning e materiais audiovisuais de apoio ao professor e comunidade;
3. formação da Rede Nacional para a Igualdade Étnico-racial na Educação Infantil.

PROGRAMAÇÃO

Mesa de abertura: Prof. Hédio Silva Jr., Diretor Executivo do CEERT e Coordenador do Curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares; Profª. Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, Secretária de Educação Básica do MEC; Profª. Macaé Maria Evaristo, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG; Profª. Nilma Lino Gomes, Coordenadora-geral do Programa Ações Afirmativas na UFMG e Titular do Conselho Nacional de Educação; Profª. Samira Zaidan, Diretora da Faculdade de Educação da UFMG; Profª. Denise Pacheco, CPIR Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial

10h00 – Palestra seguida de debates
“Conceituando política educacional igualitária”. Prof. Hédio Silva Jr., Diretor Executivo do CEERT e Coordenador do Curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares e Prof. Luiz Alberto Oliveira Gonçalves/UFMG

12h00 – 13h30 – Almoço

13h30 – Palestra seguida de debates
“Contextualizando a diversidade étnico-racial na educação infantil”. Profª. Lucimar Dias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Consultora do CEERT e Profª. Mayrce Terezinha da Silva Freitas, Gerente de Coordenação da Educação Infantil SMED/BH.

15:30 – 15:45 – Café

15:45 – Palestra seguida de debates
“Proposta de Orientações Curriculares para a Valorização da Diversidade Étnico-racial na Educação Infantil”. Profª. Marly Silveira, Universidade de Brasília e Consultora do CEERT e Prof. José Eustáquio de Brito, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-raciais da Faculdade de Educação da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais).

17:45 – Encerramento

Rede Nacional para a Igualdade Étnico-racial na Educação Infantil: faça parte você também

Caberá à Rede a difusão de conteúdos e proposições de métodos e técnicas para práticas pedagógicas de valorização da diversidade étnico-racial na educação infantil. Ela deverá contribuir também para a organização e fortalecimento de um campo de ação técnica e política em torno do tema, conscientizando e mobilizando professores, gestores e comunidade, bem como indicando parâmetros de parceria entre sociedade e poder público, inclusive para o monitoramento de políticas públicas.

http://www.ceert.org.br

Print Friendly, PDF & Email