Ato Nacional em apoio às Causas Indígenas, 09/08

02/08/2013

cartaz ato

Em acompanhamento ao ATO NACIONAL em apoio às Causas Indígenas e DIA INTERNACIONAL DOS INDÍGENAS, os Povos de MS se organizam, em especial neste momento o Povo Terena, diante do descaso e impunidade na morte de Oziel Gabriel.

ESTE ATO É ORGANIZADO PELO POVO TERENA JUNTAMENTE COM OUTRAS LIDERANÇAS INDIGENAS.

“POVO TERENA EM BUSCA DE SEUS DIREITOS”

Antes de tudo o povo terena vem por meio desta agradecer a solidariedade recebida pelos companheiros. Isso foi fundamental na nossa luta, trouxe força pro nosso povo que naquele momento achava que estava sozinho.

Nos momentos do ataque da polícia, lá estavam nossos companheiros não índios, defendendo os direitos indígenas, também arriscando suas próprias vidas. 

Quando os 15 (quinze) indígenas foram presos pela PF, também lá estavam pessoas que se solidarizaram incansavelmente durante toda a noite até o raiar do dia.

Quando os indígenas passavam necessidade de sobrevivência, havia pessoas arrecadando alimentos para enviar aos nossos irmãos, saíam às ruas, pois sabiam que lá havia um ser humano que tinha a necessidade de lutar pelos seus direitos.

E hoje sentimos que precisamos agradecer a todos vocês, talvez faltasse oportunidade para esse momento acontecer, pra dizer “obrigado por tudo, obrigado a todos que também arriscaram suas vidas!” Ainda temos essa dívida com todas as pessoas que mostraram suas caras na rua, que muitas vezes poderiam sofrer ou sofrem perseguição por defender a causa justa dos povos indígenas.

Assim, nós nos organizamos pra fazer este momento, juntamente com as lideranças Terenas, de olharmos para cada um de vocês e mais uma vez de mãos dadas, para juntos continuarmos essa luta tão árdua, que dura muitas décadas.

Estamos cansados de ver nosso próprio país massacrar nosso povo, ver nosso país perseguir nossas lideranças, estamos cansados de ver nossas lideranças sendo assassinadas brutalmente, estamos cansados de ver casos de IMPUNIDADE acontecer repetidamente.

Percebe-se que no caso de Oziel Gabriel, que foi morto pela polícia, mais uma vez caminha para a impunidade. Nós não confiamos na justiça brasileira, pois sempre esteve ao lado do Agronegócio!

Povo Terena acordou! Aos pouco se libertou da vida opressora que o Estado brasileiro sempre impôs. Hoje estamos decididos lutar contra a injustiça, contra leis que querem acabar com nossos direitos, tais como Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Queremos denunciar a violência contra os povos indígenas do MS, cobrar justiça e punição para o mandante do assassinato do Oziel Gabriel.

Junto com Dionédson e em nome da Rede de Educação Cidadã-RECID convidamos a todos para construir estratégias de fortalecimento da luta dos povos indígenas de MS.

* Exigimos que todos os casos relacionados aos direitos indígenas sejam tratados, investigados julgados pela Justiça Federal. Exigimos que o Governo Federal garanta a segurança plena em nossa aldeias.*

Programação: 13hs as 18hs

Pautas:

  • Agradecimento das Lideranças Terena aos Movimentos Sociais
  • Exibição de Vídeos
  • Violência contra os Povos Indígenas (Lentidão da Justiça na conclusão sobre a morte do Oziel Gabriel).
  • Bandeira de luta “Oziel Gabriel Vive!”
  • Encaminhamentos

TODOS contra PLP 227 e (PEC) 038 e 215.

Em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), às 13:00: Teatral Grupo de Risco – Rua José Antônio, 2170.

Segue abaixo as cidades que já tem o evento marcado.

Rio de Janeiro (RJ): https://www.facebook.com/events/212037808944783/
Belo Horizonte (MG): https://www.facebook.com/events/394189307369317/?ref=3
Curitiba (PR): https://www.facebook.com/events/423045544476697/
Campinas (SP): https://www.facebook.com/events/570526896322914/
São Paulo (SP): https://www.facebook.com/events/148158368714002/?ref=3
Porto Alegre (RS): https://www.facebook.com/events/181950021974000/

Print Friendly, PDF & Email