Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ realizará sua 5ª Assembleia Geral

02/09/2014

Entre os dias 18 a 21 de setembro do corrente ano, será realizado na aldeia Irepxi, nesta terra indígena, a 5ª Assembleia Geral da Associação União das Aldeias Apinajé-PEMPXÀ. Estamos aguardando pelo menos 250 participantes, entre Caciques, lideranças, membros dos Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Associação PEMPXÀ. Estão sendo convidados também as entidades parceiras, os representantes das Organizações da Sociedade Civil, dos órgãos Públicos e os caciques e lideranças dos povos Krahô (TO), Xerente (TO), Krikati (MA), Gavião (MA) e Kayapó (PA).

Durante os três dias, as questões relacionadas ao Território, a Saúde, a Educação, a Sustentabilidade e o Programa Básico Ambiental, PBA-Timbira estarão na pauta de discussões dos participantes do evento.

Este será um importante momento de debates e discussões sobre os sérios problemas sociais, ambientais, culturais e políticos que estamos enfrentando, em razão da implantação dos chamados “projetos de desenvolvimento” no entorno e dentro do Território Apinajé. Debateremos a constante pressão de caçadores, pescadores, madeireiros, arrendatários e outros invasores sobre o Território Apinajé.

Buscaremos analisar a atual conjuntura da política indigenista do governo e as ameaças contra os Direitos Constitucionais dos Povos Indígenas no Brasil, materializadas em propostas como a PEC 215/2000 e a ofensiva dos ruralistas na Câmara e Senado Federal.

A questão do atendimento à Saúde e a proposta de criação do INSI-Instituto Nacional de Saúde Indígena para substituir a SESAI-Secretaria Especial de saúde Indígena, serão também abordados. Na segunda-feira, dia 21/09, último dia da assembleia será realizado a eleição da nova diretoria para o triênio 2015/2018. O encerramento está previsto para à tarde desse mesmo dia.

Tocantinópolis – TO, 02 de setembro de 2014