Após IBGE divulgar dados, ONU pede que Brasil assegure direitos e oportunidades a quilombolas

03/08/2023

Por Filipe Matoso

Fonte:https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/07/27/apos-ibge-divulgar-dados-onu-pede-que-brasil-assegure-direitos-e-oportunidades-a-quilombolas.ghtml

Censo 2022 indica que Brasil tem 1,3 milhão de cidadãos autoidentificados como quilombolas. Edição atual do censo foi a primeira a incluir termo; governo vê ‘reparo histórico’.

A representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, afirmou nesta quinta-feira (27) que o país precisa adotar as medidas necessárias para assegurar direitos e oportunidades para os quilombolas.

Florbela deu a declaração em Brasília, onde acompanhou a divulgação dos dados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do censo sobre as comunidades quilombolas no país.

Este foi o primeiro censo na história do país a pesquisar o número de quilombolas no Brasil. Conforme o levantamento, são 1,3 milhão de quilombolas em cerca de 1,7 mil municípios.

Estes dados são inéditos, já que é a primeira vez que o Censo incluiu em seus questionários perguntas para identificar pessoas que se autodenominam quilombolas.

“A incorporação da categoria ‘quilombola’ [no censo] e sua visibilidade estatística expressa o reconhecimento da diversidade da população brasileira e da luta histórica pela dignidade e pelo reconhecimento”, afirmou a especialista.

“Este feito tem empoderamento nos marcos internacionais de direitos humanos, como o compromisso de não deixar ninguém para trás da agenda 2030 e o compromisso contra o racismo e a discriminação racial”, prosseguiu.

“O desafio que temos pela frente é assegurar que os dados divulgados hoje sirvam para tomar ações que resultem em mais direitos e mais oportunidades para a população quilombola”, acrescentou a representante da ONU.

 

Censo de 2022 mostra que:

 

Print Friendly, PDF & Email