Aldeia Katurãma em estado de calamidade

08/11/2021

A aldeia Katurãma, em São Joaquim de Bicas (MG), composta por indígenas Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe atingidos pelo rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG), está em situação de calamidade.

 

Nossa luta, nesse momento, é por alimentação e moradia digna para toda a comunidade, que está passando por dificuldades inúmeras, agravadas pela pandemia e pelas chuvas recentes.

Na última madrugada, tivemos que retirar uma indígena grávida de oito meses e várias crianças de seus colchões para não correrem mais riscos por conta das fortes chuvas. As chuvas causaram estragos em nossas casas, molhando móveis, colchões e pertences pessoais.

Uma árvore caiu em cima de uma das casas da comunidade, rasgando a lona que servia de teto e parede e, sobretudo, colocando em risco a vida da pessoas da comunidade.

Nossas crianças, jovens, mulheres e idosos estão correndo risco de vida!

Clamamos por apoio do município de São Joaquim de Bicas, do Estado de Minas Gerais, das demais instituições públicas, das instituições de justiça e dos nossos apoiadores e apoiadoras, enquanto lutamos para qu a justiça seja feita ao que a mineradora Vale nos causou.

Quem puder, estamos com financiamento coletivo (vaquinha) para comprar materiais de construção e itens emergenciais, como as lonas de caminhão. O pix para doação é o CNPJ da nossa associação (AIKA) 42457801000120.

Lista de itens que a comunidade necessita:
lonas de caminhão; alimentos; fraldas para as crianças; absorventes higiênicos; sabão em barra, em pó ou líquido para roupas e cozinha; sabonete; shampoos e condicionadores; papel higiênico.

Quem quiser trazer doações, o endereço da nossa aldeia está disponível no Google Maps e Waze.

#SOSKaturãma #AldeiaKaturãma

Print Friendly, PDF & Email