Água e Patrimônio Cultural: seminário debate preservação e instrumentos legais

09/04/2012

Especialistas debatem a importância dos aspectos culturais na gestão de recursos hídricos

A Agência Nacional de Águas – ANA, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, promove nos dias 17 e 18 de abril o seminário Água e Patrimônio Cultural, no auditório da ANA, em Brasília. O objetivo é debater o tema e apresentar os principais instrumentos legais de proteção desse recurso, disponíveis nas legislações de meio ambiente, recursos hídricos, fomento ao turismo e proteção ao patrimônio cultural.

Profundamente enraizada nas tradições culturais de todos os povos no planeta, a água possui uma dimensão cultural que deve ser considerada nas decisões políticas. Isso porque a sua distribuição é desigual no planeta, além de ser um bem cada vez mais escasso e motivo de conflitos nacionais e internacionais. Tensões relacionadas a água podem possuir forte componente cultural, devido a diferentes percepções sobre o seu valor.  Conhecer e respeitar os aspectos culturais relacionados ao uso e à gestão das águas em cada região e sociedade é importante para evitar projetos ou políticas com potencial para gerar ou fomentar conflitos.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Para se inscrever os interessados devem enviar e-mail para andreya.araujo@ana.gov.br até 16 de abril, com as seguintes informações: nome, cargo, instituição, e-mail, telefone e endereço.

Água e Cultura
Além de guardar forte dimensão simbólica, a água é recurso essencial para a vida, a saúde humana e ambiental, e é elemento fundamental das paisagens onde são desenvolvidas práticas produtivas, rituais, celebrações, mobilizações sociais e atividades de turismo sustentável.  Também é fonte de expressão artística, com significados moldados culturalmente nos meios urbano e rural, nas florestas e nos distintos biomas do território. Em 2012, a ANA valoriza a abordagem da água como patrimônio cultural tanto nesse seminário como no Prêmio ANA.

Prêmio ANA 2012
Para a categoria Água e Patrimônio Cultural poderão concorrer projetos e iniciativas  que se destaquem pela contribuição na promoção e proteção do patrimônio hídrico nacional, por meio de instrumentos como o tombamento, a chancela, o reconhecimento como paisagem cultural que apontem caminhos para assegurar tanto os usos múltiplos da água quanto os culturais e de valor cênico e paisagístico. As inscrições podem ser feitas até 1º de junho.  Mais informações pelo site: http://www.ana.gov.br/premio2012 ou pelo telefone (61) 2109-5412.

Mais informações
Assessoria de Comunicação Social Agência Nacional de Águas
Fones: (61) 2109-5103/5129/5495/5110
E-mail: imprensa@ana.gov.br

Acesse a Programação do Seminário Água e Patrimônio Cultural

http://www2.ana.gov.br

Print Friendly, PDF & Email