9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul começa segunda, dia 3 de novembro

03/11/2014

 

Até o dia 15 de novembro, instituições interessadas em exibir filmes da mostra a partir de janeiro de 2015 podem se inscrever no Projeto Democratizando

Preview

Começa na segunda-feira, dia 3 de novembro, e vai até o dia 20 de dezembro, a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul. A mostra, que acontece nas 26 capitais e no Distrito Federal, exibirá mais de 40 produções afinadas com um recorte mais político do que se entende por Hemisfério Sul, que abordem temas como direitos das pessoas com deficiência, população LGBT/enfrentamento da homofobia, memória e verdade, crianças e adolescentes, pessoas idosas, população negra, população em situação de rua, mulheres, democracia e Direitos Humanos, Direitos Humanos e segurança pública, proteção aos defensores de Direitos Humanos e combate à tortura.

Os filmes desta edição estão divididos entre as mostras Competitiva, Memória e Verdade, Sessão Inventar com a Diferença e a Mostra Homenagem Lúcia Murat. É de Lúcia o filme de abertura da mostra, “Que bom te ver viva”, que será exibido no dia 3 de novembro, no Cine Brasília (DF), às 18h, com entrada franca.

 

Mostra Cinema e Direitos Humanos convoca espaços de exibição para Projeto Democratizando

 

Instituições interessadas em exibir os filmes da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no período entre 8 de janeiro e 31 de março de 2015 podem se inscrever no Projeto Democratizando até o próximo dia 15 de novembro. Podem participar da seleção cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, unidades do Sistema S e outras instituições que disponham de espaço de exibição de filmes com projeção a partir de aparelho de DVD.

 

As inscrições devem ser realizadas pelo site da mostra. Serão selecionadas até mil instituições, que receberão um kit contendo três DVDs com filmes da Mostra, além de material promocional do evento. Cada espaço deve realizar no mínimo três sessões, todas com entrada franca, sendo pelo menos uma com audiodescrição e, se possível, com tradução em Libras.

 

Sobre a Mostra

 

A Mostra Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura, com produção da Universidade Federal Fluminense, celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para mais informações, visite o site da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul.

Print Friendly, PDF & Email