3° Encontro de Ternos de Folia – TRADIÇÕES SERTANEJAS – MONTES CLAROS E ZONA RURAL

03/12/2010

3° Encontro de Ternos de Folia – TRADIÇÕES SERTANEJAS – MONTES CLAROS E ZONA RURAL

Dia 26 de Dezembro de 2010, a partir das 14 horas

Local: Igreja da Matriz

Descrição

O Encontro de Ternos de Folia e Tradições Sertanejas – Montes Claros e Zona Rural acontece anualmente em parceria com a Associação Rural de Ternos de Folia de Montes Claros; SESC-MG, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José; Barriguda Produção Cultural e Secretária Municipal de Cultura,envolvendo a cidade e a Zona Rural do município de Montes Claros.

Em sua terceira edição, o Encontro de Ternos de Folia e Tradições Sertanejas acontecerá dentro das comemorações do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros, e contará com a participação de 25 Ternos de Folia e Grupos de Tradição.

Consta em sua programação a celebração da Missa do Folião ( saudação ao Deus Menino no Presépio, pelos Ternos de Folia que na oportunidade recebem a benção do celebrante ), apresentações de cantos na igreja,sapateados, guaianos, moda de viola e roda de lundu. No Centro Cultural os Foliões participarão de um Café Sertanejo onde será servida comida típica (biscoitos, broas, bolo de fubá, arroz com pequi e paçoca de carne de sol).

Esse Projeto acontece de forma espontânea e com o compromisso do amor a tradição e cultura dos Ternos de Folia, Grupos de Resistência e Novas Criatividades.

Na ocasião é divulgado o folheto explicativo com calendário anual das principais manifestações do gênero na região. E em comemoração ao feliz Centenário de Evangelização da Arquidiocese de Montes Claros, produzindo e semeando a Paz e o Amor de Cristo.

Justificativa

Esta atividade se tornou um dos maiores encontros dos representantes da nossa cultura de raiz, com a comunidade urbana e rural feliz parceria que está contribuindo para o fortalecimento de iniciativas para o reconhecimento inclusão e divulgação de ações culturais, reafirmando sua preciosidade e defendendo sua valorização produzindo o respeito humano e a consciência de que a cultura é fundamental para a sedimentação da nossa sociedade.

Objetivos

Preservar a Cultura regional divulgando a tradição dos Ternos de Folia, Viola, Sapateados, Lundu, Guaianos dentre outros.

Possibilitar á comunidade em geral o contato com o que há de melhor na cultura norte mineira, atraindo novos adeptos, preservando-a.

Proporcionar momentos de lazer para a comunidade em geral por meio do bem estar individual e coletivo proporcionado pela lucidade dos cantos de adoração e louvor ao nascimento do Menino Deus.

Fomentar o desenvolvimento da cultura costumes e saberes do nosso povo, promovendo a inclusão de crianças, jovens e adultos em ações educativas relacionadas a preservação do meio ambiente e valores humanos.

Print Friendly, PDF & Email