2º Congresso da Cultura e Religião Yorùbá

07/07/2010

"2º Congresso da Cultura e Religião Yorùbá: O Retorno à Terra Mãe". De 22 a 25 de julho de 2010. Belo Horizonte e Nova Lima. Inscrições gratuitas.

 

 

2° CONGRESSO INTERNACIONAL DA RELIGIÃO E CULTURA YORUBA
 
Convidados:
Àràbà Aworeni Adisa Makanranwale – Líder Máximo das Religiões Africanas – Ilé-Ifè
Mãe Beata de Iemanjá – Sacerdotisa Suprema dos candomblés de origem Ketu-iorubá – RJ/ Brasil
Sidney de Oxóssi – Babalorixá do Terreiro Ilé Wopo Olojukan, tombado pelo Patrimônio Histórico – MG/ Brasil
Íris Amâncio
Profª Drª da Universidade Federal Fluminense – Brasil – MG/ Brasil
Majestade Oba, Rei do Ajue Nigéria
Olusegun Mimiko – Governador do Estado de Ondo – Nigéria
Segun Olushola – Embaixador – Nigéria
 
Entre outras autoridades.
 
Esta edição do Congresso da Religião e Cultura Yoruba: o retorno a mãe-terra acontecerá entre dia 22 julho a 25 de julho 2010.  A inscrição para o 2º Congresso da Religião e Cultura Yoruba: o retorno a terra-mãe  é online. Inscrições gratuitas.  As vagas são limitadas.

*Os participantes receberão certificado.

Esta edição do Congresso Internacional da Religião e Cultura Yoruba será um espaço de reflexão e discussões sobre a religião e cultura yoruba e suas contribuições para a cultura brasileira. Apesar de muitas vezes não percebermos, o retorno à mãe-terra, é feito por todos nós de várias maneiras.

Os escravos que aqui chegaram contribuíram na formação da sociedade brasileira e, vice-versa, muitos escravos libertados retornaram aos seus países na costa ocidental africana, desempenharam importante papel na reformulação da cultura daquelas sociedades, influenciando a economia e política locais.  Estes escravos até hoje possuem familiares desconhecidos no território brasileiro.

O foco principal desse congresso é a aproximação e resgate culturais desses elos, separados apenas pelo oceano. Foram estes escravos que trouxeram para o Brasil a religião e a cultura yoruba.  Nesta edição do Congresso Yoruba buscamos promover informação e debate com comunidades de terreiros de candomblé e religiões de matrizes africanas, acadêmicos, estudiosos, professores, militantes do movimento social negro e o público em geral, permitindo a troca de conhecimentos como uma das formas de combate ao racismo, preconceito e a transmissão de informações corretas, permitindo a mudança de comportamento e conhecimento da cultura yorubá e afro-brasileira. Inscreva-se


 OBJETIVOS :

  •  Difundir as culturas yoruba e afro-brasileira.
  •  Possibilitar aos educadores subsídios para a efetivação da aplicação da Lei 10.639/03
  •  Facilitar o intercâmbio cultural e religioso.
  •  Resgatar fatos históricos brasileiros e africanos da costa ocidental.
  •  Apresentar aspectos da cultura Yoruba na construção da sociedade brasileira.
  •  Esclarecer os equívocos em relação ao entendimento e a percepção que se tem da cultura Yoruba na sociedade brasileira.

 É importante ressaltar que a cultura yorubá é uma das influências formadoras da sociedade brasileira. Porém com a entrada de africanos escravizados no Brasil, houve uma grande mistura de culturas distintas. Todas estas culturas fundiram-se dando origem à cultura brasileira. Nosso objetivo primordial é desmistificar essas influências e deixar à mostra a cultura yorubá, apresentando suas particularidades, formas de expressão e como tudo está intrínseco à cultura brasileira.



Maiores informações:   www.institutoyoruba.org/
Print Friendly, PDF & Email