1º Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais

24/09/2010

1º Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais
 
Dias 30/11, 01 e 02 de Dezembro
 
30/11 Lançamento do Site da Onipé Eró e Abertura do Evento
 
01 e 02/12 Seminário
 
 
 
Justificativa:
 
Com intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo artístico, cultural e educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a equidade étnico-racial, este seminário vem discutir os principais aspectos que determinam a Arte Afro-brasileira e posteriormente seus principais representantes ao longo da História da Arte Brasileira. A preocupação central consiste em buscar compreender um pouco mais sobre a dinâmica do cotidiano artístico-cultural brasileiro no que tange às questões de sua formação político-social que influenciaram diretamente a sua formação artística, de forma que possa gerar recomendações que tornem o ambiente artístico mais favorável à implementação de políticas públicas para o estudo desta área, bem como mecanismos de promoção de exposições e publicações específicas.
 
Faz-se necessário abordar: o conhecimento da História da Arte Brasileira, as diferentes visões sobre processos que envolvem as relações étnico-raciais dentro e fora da escola, a proximidade com a temática relacionada á África, à cultura afro-brasileira e indígena, o processo de construção da imagem do índio e do negro no Brasil, o conhecimento e o contato com materiais didáticos e as atividades com eles desenvolvidas, o uso de materiais imagéticos e audiovisuais que visam provocar a reflexão sobre aspectos presentes nas relações étnico-raciais.
 
 
 
Objetivo Geral:
 
Realizar o I Seminário Afrobrasileiro de Artes Visuais,como parte integrante da elaboração e organização do I Salão Afrobrasileiro de Artes Visuais discutindo diretamente com os artistas plásticos, historiadores , pesquisadores em artes e comunidade em geral os aspectos preponderantes que compõem a Arte Afro-brasileira.
 
 
 
Objetivos específicos:
 
1. Entender, problematizar e esmiuçar como foram construídas histórica e socialmente as concepções artísticas e como em torno delas são engendrados os esquemas interpretativos que informam e orientam a leitura da obra de arte.
 
2. Influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo artístico, cultural e educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a equidade étnico-racial.
 
3. Realizar um inédito levantamento dos artistas afro-brasileiros e/ou afro-inspirados e suas obras na contemporaneidade.
 
4. O debate sobre promoção da igualdade das relações étnico-raciais nas escolas e universidades e as Leis nº. 10.639/03 e 11.645/08, através das artes.
 
5. Apresentar dados que forneçam e procurem embasar uma reflexão sobre o papel da escola/universidade e dos (as) arte-educadores (as) na reprodução das desigualdades étnico-raciais.
 
 
 
Público Alvo
 
Direcionado a educadores (as), gestores, coordenadores pedagógicos, artistas e pesquisadores em artes e comunidade afro-brasileira e índio-brasileira em geral, áreas afins.
 
 
 
Programação
 
Abertura: Casa do Benin na Bahia
 
Horário: 18 horas
 
Rua Padre Agostinho Gomes, nº 17, Pelourinho. Salvador – BA
 
Seminário: Faculdade de Medicina da Bahia
 
Largo do Terreiro de Jesus, s/n°, Pelourinho. Salvador – BA
 
Horário: 08 horas
 
 
 
Inscrições:
 
De 04 a 18 de Outubro via e-mail: onipeero@gmail.com, sob o título: Inscrição 1º Seminário Afrobrasileiro de Artes Plásticas.
 
Enviar nome completo, data de nascimento, e-mail, endereço, telefone(s), nome da entidade que representa e função.
 
Confirmação de Inscrição via e-mail: De 01/11 a 08/11/10
 
Divulgação da Programação: 08/11/10 através do site da instituição, Twitter, orkut e facebook.
 
Contato: Lívia de Brito (71)8727-9603
 
 
 
Print Friendly, PDF & Email