1º Encontro dos Atingidos: Quem perde com os megaeventos e megaempreendimentos

31/03/2014

Enquanto o “Brasil”, a FIFA e o COE – Comitê Olímpico Internacional se preparam para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas no país, uma série de violações de direitos humanos foram e estão sendo cometidas nas 12 cidades-sede dos jogos, impactando diretamente cerca de 250 mil famílias.

Este cenário de graves violações levou a construção, há mais de três anos, de Comitês Populares em todas as cidades-sede dos megaeventos esportivos. Este movimento resultou na Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas – ANCOP, que vem promovendo denúncias sistematicamente, auxiliando na causa dos atingidos, e dado visibilidade aos abusos cometidos. Sabe-se, contudo, que os impactos dos megaeventos esportivos são vividos também nos contextos de grandes projetos de infraestrutura, grandes obras e empreendimentos.

Assim, compreendemos que os impactos dos megaeventos e dos megaempreendimentos são faces de uma mesma moeda, refletem o desrespeito com vidas humanas, com suas tradições e possibilidades de sobrevivência digna. Refletem também o modelo de desenvolvimento delineado no país, onde o crescimento econômico justifica escolhas predatórias e altamente impactantes para inúmeras comunidades, que não são ouvidas previamente e têm seus direitos fundamentais violados sistematicamente sem a menor chance de mudar o curso de decisões tomadas à revelia da consulta popular/audiências. 

Neste contexto, e cientes de que o processo de violações continua no país para além dos megaeventos esportivos, a ANCOP vem por meio desta convidar sua entidade/movimento social para participar do 1º ENCONTRO DOS ATINGIDOS – quem perde com os megaeventos e megaempreendimentos, a ser realizado entre os dias 1º e 3 de maio de 2014 em Belo Horizonte. O encontro tem por objetivo congregar diferentes comunidades que tiveram direitos fundamentais violados: trabalhadores informais, comunidades despejadas ou ameaçadas de remoção, grupos sujeitos à discriminação e racismo, movimentos sociais e estudantis, associações de trabalhadores e de defesa dos direitos da mulher e da criança e do adolescente, entre outros.

É também objetivo do encontro ser um espaço de discussão, denúncia e de educação popular, onde experiências de resistência, luta social e participação serão compartilhadas e construídas coletivamente. Contamos com a participação de sua instituição para juntar-se a esta luta contra as violações de direitos humanos e os impactos nefastos dos megaeventos e megaempreendimentos.

Ficamos a disposição para mais informações no telefone (11) 3112-1524 ou através do e-mail: articulacaonacionalcopa@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email