12ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG

02/05/2011

De 02 a 07 de maio, será realizada no Campus Pampulha da UFMG, a

12ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG

. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), o evento reunirá na Praça de Serviços do Campus Pampulha, 42 associações de artesãos de 25 cidades do Vale. Nos estandes, os visitantes encontrarão uma grande diversidade de peças: cerâmicas, trançados de palha, panelas de barro, bordados, bonecas, colchas, etc.

Dentre as novidades, destaca-se a participação de duas etnias indígenas de Araçuaí: a

Aranã

e a

Pataxó-Pankararu

. “Essa participação é importante porque dará visibilidade ao trabalho artesanal realizado por eles. Além de reforçar a presença indígena no Campus”, afirma a coordenadora do Projeto Artesanato Cooperativo e organizadora das feira, Terezinha Furiati. Outra novidade é a organização de um espaço especial para artesãos reconhecidos do Vale. Entre os convidados,

Ulisses Mendes

, da cidade de Itinga, a família de

Dona Isabel

, de Santana do Araçuaí e

Lira Marques

, de Araçuaí.

Mestra

Elzi Gonçalves Pereira

Nascida em 20 de março de 1943, dona Zizi é a última paneleira de Guaranilândia, distrito de Jequitinhonha. A produção das panelas, potes, moringas, gamelas começou ainda criança e é feita com ferramentas simples: um pilão, um pedaço de couro, algumas pedras e uma faquinha. Uma confecção completamente artesanal, que exige dedicação, observação e muita habilidade. Nestes vários anos, a mestra já teve vários aprendizes. Hoje, com o advento das panelas de alumínio, as panelas de barro perderam seu espaço. No entanto, a mestra não desanima e continua ensinando o ofício, agora para os netos.

Mestra

Geralda Leite Sena

Nascida em 1927, em Francisco Badaró, dona Geralda iniciou-se no ofício ainda menina, por influência da mãe fiandeira. Dedicou toda a sua vida ao algodão, sem nunca ter desviado do ofício ou desistido de fiar e tecer. Seu saber foi repassado e compartilhado com seus filhos, amigos e vizinhos. Hoje, quase aos 84 anos, ela ainda fia. Pouco, pois a saúde a impede de trabalhar como antes. Mas a comunidade é unânime em dizer que “fios iguais os de Dona Geralda não tem, são fios muito finos”, próprios para roupas. Tecidos a partir de uma técnica desenvolvida e aperfeiçoada durante toda a vida, com muita paciência e mãos firmes.

A feira contará ainda com uma programação artística diversificada, reunindo artistas da região do Vale do Jequitinhonha e de Belo Horizonte. Todos os eventos acontecerão na Praça de Serviços da UFMG e têm entrada franca.

02/05 – Segunda-feira

12h30

"O Cantos das Águas Brancas" – Coral Água Branca

03/05 – Terça-feira

12h30

"Versos e Cordas" – Volber e Gilmar

04/05 – Quarta-feira

12h30

"Gerais de Minas" – Grupo Sarandeiros

05/05 – Quinta-feira

18h

"O Tenor e o Violeiro" – João di Souza e Chico Lobo

06/05 – Sexta-feira

12h30

Banda Terceira Margem

Serviço:

12ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG
Data: De 02 a 07 de maio de 2011

Print Friendly, PDF & Email