Workshop sobre acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado

01/10/2012

O ICB e a PRPq convidam toda a comunidade acadêmica a participar do “Workshop sobre acesso ao patrim�?nio genético e conhecimento tradicional associado”, que será realizado no dia 05 de outubro, no auditório do CAD 2 [próximo à Faculdade de Letras, Campus Pampulha da UFMG].

O principal objetivo do evento é dar conhecimento aos professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores, sobre os avanços neste tema ainda bastante controverso, repleto de dúvidas e lacunas e que é constantemente vivenciado no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a utilização de material de origem biológica.

O evento contará com a participação do Sr. Keize Nagamati Junior, representante do Conselho de Gestão do Patrim�?nio Genético (CGEN) e da Dra. Cláudia Magioli, coordenadora geral de patentes do INPI. Portanto, este é um momento especial e importante para que todos os pesquisadores da UFMG tenham oportunidade de expor seus questionamentos e solicitar mais informações e explicações sobre o acesso ao patrim�?nio genético e conhecimento tradicional associado.

Segue abaixo a programação do “Workshop sobre acesso ao patrim�?nio genético e conhecimento tradicional associado”. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica. Não será necessário solicitar inscrição para participar. Serão disponibilizados certificados de participação para aqueles que o solicitarem no dia do evento.

Para mais informações, favor contatar a Divisão de Acesso ao Patrim�?nio Genético (DAPG) da PRPq: sadm@prqp.ufmg.br. Janaína – 4030; Flávia – 3919.

WORKSHOP SOBRE ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO E CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO

Data: 05 de outubro de 2012

Local: Universidade Federal de Minas Gerais

Auditório do CAD 2 [próximo à Faculdade de Letras]

Programação

Horário               Apresentação

9:45 – 10:00       Abertura:

Prof. Renato de Lima Santos

Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG

Prof. Tomaz Aroldo da Mota Santos

Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG)

10:00 – 11:00     Keize Nagamati Junior– Representante do CGen (Conselho de Gestão do Patrim�?nio Genético)

Conceitos e esclarecimentos sobre patrim�?nio genético, solicitação de autorização de acesso e repartição de benefícios.

11:00 – 12:00     Dra. Cláudia Santos Magioli – Coordenadora Geral de Patentes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

Relação INPI X CGen: posicionamento do INPI diante de pedidos de patentes com acesso ao patrim�?nio genético.

12:00 – 14:00     Almoço

14:00 – 15:00     Prof. Adriano Monteiro de Castro Pimenta e Prof. Fabrício Rodrigues dos Santos

Apresentação de problemas enfrentados para o desenvolvimento de suas pesquisas e principais questionamentos

15:00 – 18:00     Debates

Print Friendly, PDF & Email