01/09/2011
Etnografia para a América Latina: Um outro olhar sobre a escola no Brasil e na Argentina – (FAPEMIG/ CNPq)
Como se trata de pesquisa comparada acredita-se que irá contribuir para a produção teórica na área de educação e afins a partir da compreensão da proposta do Grupo de Pesquisadores mexicano, do Instituto Politécnico, associados ao Departamento de Investigação Educacional-DIE/ CINVESTAV, com larga recepção na pesquisa em educação, tanto no s no Brasil, quanto na Argentina.
Não excluindo dessa recepção a pesquisa educacional desenvolvida também em Portugal. Com a realização do Workshop, pretende-se apontar novas possibilidades para a pesquisa sobre a realidade escolar no Brasil e na Argentina, como de resto, na Ibero América. Ao apresentar e discutir os resultados da pesquisa, procurando dialogar com pesquisadores do México, da Argentina, Portugal e Brasil, tem-se como meta ampliar e articular uma rede de pesquisadores em torno da temática e constituir o Repositório de Informações Educacionais sobre Etnografia a ser disponibilizado para consulta.
Finalmente, cabe destacar a importância do evento que visa fortalecer o Grupo de Pesquisas em Educação e Culturas-EDUC, identificando e estabelecendo interlocução com outros pesquisadores e grupos de pesquisa para a troca de informação. E, ainda, a possibilidade de estudos conjuntos e comparados no Brasil, Argentina, México, Portugal e outros países, além da busca por publicar artigos com base nos resultados das investigações, contribuindo para o debate e o aperfeiçoamento da pesquisa na área de ciências humanas e sociais.
http://www.ich.pucminas.br