WE’RÖWI – APROXIMANDO CULTURAS

05/04/2011

Durante todo o mês de abril, ocorrerá em Nova Xavantina, Mato Grosso, uma série de atividades em virtude do Dia do Índio. O evento, batizado de We’Röwi – Aproximando Culturas, está sendo organizado pela Coordenação Técnica Local de Xavantina, subordinada à Coordenação Regional de Barra do Garças, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, da Câmara dos Vereadores e da Rádio Comunitária Roncador FM. Esta é uma primeira iniciativa da FUNAI de Nova Xavantina em trazer a discussão sobre o modo de viver e os direitos indígenas para dentro do cotidiano da cidade. O evento marca ainda o lançamento do blog da FUNAI de Xavantina: funaixavantina.wordpress.com.

Antes parte do vasto território Xavante/A’uwe, hoje o município possui pouco de suas terras demarcadas como Terra Indígena; entretanto tem significativa importância para os Xavantes/A’uwe, que habitam Terras Indígenas próximas, como Parabubure e Areões. Na cidade existem escritórios da FUNAI encarregados pela jurisdição da T.I. Parabubure, a mais populosa T.I. Xavante/A’uwe, e há trânsito constante de indígenas no centro urbano do município. Eles vêm para a cidade para fazer compras, para lazer, para tirar documentos, para trabalhar e para trazer seus filhos a estudar nas escolas da região. Apesar da proximidade geográfica da cidade de Nova Xavantina com os Xavantes/A’uwe da região, bem como um processo histórico imbricado de ambas as partes, as distâncias culturais entre as duas sociedades são bastante acentuadas, e há muito preconceito entre ambas.

O dia 19 de Abril comemora a luta, organização e resistência dos povos indígenas da América Latina. Foi nesta data, em 1940, no México, que as lideranças indígenas resolveram participar de um grande evento para discutir a situação dos povos indígenas do continente. Em 1943 a data foi comemorada pela primeira vez no Brasil. Esse é um dia privilegiado de reflexão e luta em defesa dos povos indígenas.

Confira abaixo a programação completa do evento:

PROGRAMAÇÃO

  • Mostra de filmes com a temática indígena

Local: Praça Alencar Soares

Período: aos sábados do mês de Abril (02, 09, 23 e 30)

Público: Aberto

  • Mini-curso para educadores We’Röwi, Aproximando Culturas – Desconstruindo e construindo a imagem do “índio”

Local: Câmara Municipal de Nova Xavantina

Período: 07 e 08 de Abril

Público: Educadores em geral

  • Feira de artesanato Xavante/A’uwe

Local: Praça Alencar Soares

Período: 19 de abril

Público: Aberto

  • Apresentações de grupo de dança e de músico Xavante/A’uwe

Local: Praça Alencar Soares

Período: 19 de abril

Público: Aberto

  • Exposição de arte Xavante/A’uwe

Local: Câmara Municipal de Nova Xavantina

Período: 07 a 20 de abril com visitas monitoradas a escolas entre 18 e 20 de abril

Público: Estudantes e público em geral

Neste sábado, dia 02 de Abril, ocorreu o primeiro evento do Mês do Índio em Xavantina!

A equipe da Coordenação Técnica de Xavantina instalou telão, projetor e som na praça central da cidade, Pça. Alencar Soares, e transmitiu o filme “Brasil Indígena”. O filme trata do processo de violência cometido contra os povos no Brasil, bem como de sua resistência, estratégias de sobrevivência e recentes retomadas históricas de terras e direitos.

O evento foi considerado um sucesso e elogiado por muitos que pela praça transitaram. Manifestações reforçaram o ânimo da equipe: “É importante mostrar um pouco da realidade indígena, vocês estão de parabéns! Vocês são da FUNAI?” e “Tudo isso que foi falado aí é verdade? Eu nunca aprendi isso na escola!”

Muitos A’uwe também compareceram à exibição. Em seguida, aproveitando o clima festivo, a equipe da FUNAI jogou futebol, tocou música na praça e se divertiu de monte!

O primeiro evento foi um sucesso, e continuará melhor durante todo o mês!

 

Print Friendly, PDF & Email