Vitória! A Heineken Brasil desistiu de construir sua fábrica no sítio arqueológico de Luzia!

13/12/2021

A intervenção do ICMBio foi fundamental para a paralização temporária e agora desistência da empresa de construir uma nova fábrica no Sitio da Lapa Vermelha, em Pedro Leopoldo – MG. Desde dezembro de 2020, em conjunto com o governador do estado, Romeu Zema, e facilitação da secretaria de meio ambiente do estado (SEMAD), o sítio de Luzia e o sistema cárstico de Lagoa Santa corriam perígo, com as instalação e futuras atividades da fábrica.

A desistência da construção no local foi priorizada em detrimento de outro imóvel em Minas Gerais, mais rentável para a empresa, a ser anunciado no começo de 2022. A Heineken anunciou que direcionará a produção e utilização dos recursos para sua unidade de Ponta Grossa (PR) pois sua capacidade de produção no Brasil se aproxima do máximo dada a infraestrutura atual. Prevalece o imperativo de crescimento produtivo atendendo ao interesse de acumulo do Capital. Além disso, a empresa anuncia sem mais detalhes doação de 300 mil reais para a preservação do sítio arqueológico em Pedro Leopoldo, devido às pressões externas e conjunturais por sustentabilidade ambiental.

Demandamos que o dinheiro seja direcionado para recuperação das áreas já desmatadas pelo empreendimento e que o pagamento e gestão sejam integralmente realizados pela empresa, garantindo a reparação total das áreas afetadas.

Decisiva a organização de entidades como o Cedefes, a Subverta, o Greenpeace voluntários e Friday for Future, moradores da região e ambientalistas em todo o país e exterior! Vitória do povo!

Salve a luta popular e socioambiental!

A luta continua!

Print Friendly, PDF & Email