VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária

23/10/2012

A contagem regressiva para o maior evento de comercialização e exposição da riqueza cultural e gastronômica do País começa nesta quarta-feira (26). A data marca o lançamento da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e considerada a mais completa do gênero na América Latina. O ministro Pepe Vargas fará, nesta quarta-feira, o anúncio do que está reservado para a nova edição, que volta à Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 25 de novembro.

Sons, sabores e imagens irão marcar o ato de lançamento, onde serão apresentadas as novidades da próxima edição. A cerimônia será realizada no Auditório do MDA, no subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O artista sertanejo Bule Bule, frequente na programação cultural do evento, fará a apresentação da cerimônia em forma de repente, no intuito de reforçar a identidade cultural que vem marcando as sete edições anteriores da Feira.

Além desta novidade, os convidados poderão conhecer a mostra de imagens das sete edições anteriores, além de degustar um coquetel com produtos regionais da agricultura familiar.

A oitava edição 

A Feira deste ano irá reunir 650 organizações de agricultores familiares e da reforma agrária formadas por agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, povos tradicionais, ribeirinhos e pescadores artesanais.

Quem visitou as edições anteriores experimentou produtos diferenciados, como geleia de cagaita, patê de gengibre e tender de carne de avestruz. Para os que não admiram produtos tão singulares, havia ainda outras delícias, como tapioca, doces, queijos, pimentas e diversos quitutes de todas as regiões do País.

A programação cultural também chama atenção e é marca registrada da Feira. Inclui apresentações e espetáculos com artistas de renome da música popular brasileira, assim como grupos de cultura de raiz, vindos de todos os cantos do Brasil. Artistas como Gilberto Gil, Sandra de Sá, Paulinho da Viola, Lenine e Alceu Valença já passaram pelos palcos do evento.

O sucesso das edições passadas será, mais uma vez, reafirmado em 2012. Dentre os anúncios que serão feitos por Pepe Vargas e pelo coordenador da Feira, Arnoldo de Campos, estão previstos detalhes sobre os dez Projetos Especiais que compõem a Feira, na Marina da Glória: Praça da Sociobiodiversidade, Espaço Talentos do Brasil, Praça da Cachaça, Praça dos Ofícios, Praça Organização Produtiva das Mulheres, Praça Povos e Comunidades Tradicionais, Praça dos Orgânicos, Casa do Queijo, Espaços Slow Food e Casa do Incra.

Números do evento 

As sete edições do Brasil Rural Contemporâneo reuniram, ao todo, mais de 850 mil pessoas. O movimento resultou na comercialização de cerca de 750 toneladas de produtos, ultrapassando R$ 19 milhões em vendas. Além de potencializar o consumo da produção dos trabalhadores do campo, as Feiras abordam a execução das políticas públicas em prol da agricultura familiar.

Serviço 

Lançamento da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012 

Data: 26 de setembro, quarta-feira 

Horário: 16h 

Local: Ministério do Desenvolvimento Agrário – Esplanada dos Ministérios, Bloco A, auditório do subsolo – Brasília (DF)

Print Friendly, PDF & Email