Vídeo mostra face ruralista do rolo compressor no Congresso

22/08/2021

Por Alceu Luís Castilho

Fonte:https://deolhonosruralistas.com.br/2021/08/22/video-mostra-face-ruralista-do-rolo-compressor-no-congresso/

Integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária promovem uma ofensiva inédita contra os povos do campo, o ambiente e a alimentação saudável, atendendo a interesses do mercado; confira, em dez minutos, uma síntese dessa implosão de direitos

De um lado, a destruição. Uma ofensiva política inédita contra o ambiente e os povos do campo está em curso no Congresso, com a aprovação a toque de caixa de leis que implodem direitos adquiridos ao longo de décadas. Quem aprova os PLs da Grilagem e do Licenciamento Ambiental, quem se move para liberar agrotóxicos e restringir a demarcação de territórios indígenas?

Do outro lado, o mercado. Os deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agropecuária, fiadora dessa destruição, estão a serviço de quem? Apenas deles mesmos ou de uma rede internacional de corporações? A segunda resposta está correta. O segundo vídeo da série De Olho no Congresso, “Passando a Boiada“, mostra como os projetos aprovados têm assinatura não apenas do governo Bolsonaro, mas do mercado.

A eternização de frase sobre “passar a boiada” ocorreu no início da pandemia, durante uma reunião do governo, pela voz de Ricardo Salles, então ministro do Meio Ambiente. Ele se referia a medidas que poderiam ser tomadas em sua pasta ou em outros pontos da Esplanada dos Ministérios. Mas se encaixa bem para descrever o que acontece no Congresso:

SÉRIE DE VÍDEOS DETALHA PAPEL DOS RURALISTAS NA DESTRUIÇÃO

De Olho nos Ruralistas lançou no dia 10 o projeto De Olho no Congresso, a maior série audiovisual já realizada sobre o tema. Cada pauta destruidora será detalhada de forma a mostrar tanto os impactos sociais e ambientais como também quem ganha com isso. Quem é cada relator e quem o financia, o que pensam os líderes da FPA, o papel de determinadas bancadas estaduais (a gaúcha, a paranaense, a paulista), a quem interessa suas ações — inclusive empresas transnacionais que fazem de conta que são sustentáveis.

O projeto será realizado pelo menos até as eleições de 2022: “Observatório lança série de 30 vídeos sobre bancada ruralista“.

O primeiro vídeo apresenta um panorama geral dessa frente parlamentar:  “O que é a Bancada Ruralista“. Com as principais frentes e uma introdução ao universo oculto de quem as financiam. O segundo vídeo mostra a velocidade da aprovação das pautas que interessa a esses atores. Entre elas a nova lei de licenciamento ambiental, um verdadeiro “libera geral”.

O terceiro vídeo da série será sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira, o chefe da boiada, o homem que dá ritmo ao desmonte em curso. O deputado alagoano é um dos que têm recebido verbas extras de emendas do governo Bolsonaro, por meio de um esquema que ficou conhecido como “tratoraço”. Spoiler: esta é uma história de coronelismo.

debate de lançamento da série de vídeos, no dia 10, apresentou a visão de movimentos sociais sobre a atuação da bancada. Participaram Mariana Mota (Greenpeace), Alexandre Conceição (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, MST), Saiane Santos (Movimento dos Pequenos Agricultores, MPA) e Regina Bruno, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com a mediação deste editor.

Criado em setembro de 2016, De Olho nos Ruralistas está prestes a completar cinco anos. A série especial sobre o Congresso antecipa as comemorações desse aniversário, que terá o lançamento de outros projetos e a divulgação de uma campanha massiva de assinaturas. As doações para o observatório, a partir de R$ 12 mensais, ajudam a manter a equipe fixa. Com mais assinantes, o observatório poderá ter uma equipe maior para a própria cobertura do Congresso. Elas podem ser feitas aqui.

Em novembro de 2016, a equipe do De Olho foi expulsa da sede da Frente Parlamentar da Agropecuária, em Brasília, apenas porque seu diretor-executivo decidiu que as reuniões abertas à imprensa estavam interditadas ao observatório. A perseguição à imprensa, uma característica do governo Bolsonaro, tem crescido no Brasil. Por isso a importância de se ajudar a manter este e outros projetos da imprensa independente, que não têm rabo preso com banqueiros.

Alceu Luís Castilho é diretor de redação do De Olho nos Ruralistas. |

Imagem principal (De Olho nos Ruralistas/Reprodução): bancada ruralista está “passando a boiada”

LEIA MAIS:
Financiadores da bancada ruralista publicam anúncio em “total apoio” a Ricardo Salles
Em carta aberta, industriais paraenses apoiam o “passar a boiada” de Ricardo Salles
Esplanada da Morte (V) — Por que Ricardo Salles e sua “boiada” continuam passando?

VEJA A SÉRIE:
Um Raio X da bancada ruralista
Sem pudores, ruralistas aprovam leis destruidoras

Print Friendly, PDF & Email