Vídeo 8 Registros de Memórias sobre o Patrimônio Cultural da Comunidade Cardoso

23/05/2023

Este vídeo mostra localidades da comunidade Cardoso no vale do Soberbo, que faz divisa com as Comunidades Algodoeiro e Mata dos Crioulos, em Diamantina.
Tradicionalmente desenvolvem a atividade de coleta da flor sempre viva nas chapadas dos arredores e a agricultura familiar. Há muitas lapas na localidade, muitas delas utilizadas pelos ancestrais das famílias que ali residem ou ainda ocupadas temporariamente na ocasião da extração da sempre viva.
Os moradores indicaram ainda muitos lugares de memória compostos por taperas de pau a pique, engenhos, prensas de mandioca, fornos, fogões fornalhas, engenhos, jiraus, hortas, regos, currais; artefatos como pilões, panelas, gamelas, cochos, além de modos de saber e fazer tecnologias tradicionais, que fazem parte da cultura, culinária e economia local, que devem ser respeitados e preservados por meio de projetos de cunho comunitário e solidário. A antiga Fazenda do Curral, situada na região
vizinha, Algodoeiro, também foi mencionada como importante patrimônio e lugar de memórias de luta e de resistência dos habitantes tradicionais dessa região.
Este vídeo documentário apresenta um banco imagens de entrevistas e de diálogos realizados durante os trabalhos de campo. Foi editado com o mínimo de cortes das filmagens feitas no território da Comunidade Cardoso para fins de registro de memórias vivas.

 

Clique aqui para assistir o video

Print Friendly, PDF & Email