Vídeo 2 Registros de Memórias sobre o Patrimônio Cultural da Comunidade Serra da Bicha

23/05/2023

Este vídeo mostra localidades da Serra da Bicha e alguns de seus moradores, como o Sr. José Pedro de Quinzinho e sua família. Desenvolvem a atividade tradicional de coleta da flor sempre viva nas chapadas dos arredores. No local há uma antiga barragem feita por meio de alvenaria de muros de pedra, ranchos antigos de pau a pique e fogões rústicos de barro com jiraus, onde antigamente era pouso de viajantes e garimpeiros. Nas proximidades há uma lapa que foi moradia da família do Sr. José Pedro.

Atualmente, há oito casas aproximadamente nesse território, sendo que foi na casa do Sr. Ronaldo que ocorreu a oficina para confecção do etnomapa do território. Reúne ainda imagens feitas durante uma travessia feita com o Sr. Zé Pedro de Quinzinho, antigo morador da Serra da Bicha, nas terras altas do Pico do Itambé, incursões em Cata Preta e Congonhas. O vídeo mostra cenas de nascentes, córregos límpidos, lapas em abrigos rochosos, taperas e sobretudo histórias dos moradores antigos, seus modos de vida e suas culturas. Sr. José Pedro toca violão para os companheiros de viagem e de contemplação (Tiago e Hugo), embalados pelos sons das águas, dos pássaros e das matas. Paisagens rupestres maravilhosas, lugares de difícil acesso e de ventos fortes situados entre Serro e Diamantina.

Estes vídeos documentário apresentam um banco imagens de entrevistas e de diálogos realizados durante os trabalhos de campo. Foi editado com o mínimo de cortes das filmagens feitas no território da Comunidade Serra da Bicha e arredores para fins de registro
de memórias vivas.

Clique aqui para assistir o video

Print Friendly, PDF & Email