VALE faz terrorismo em Brumadinho

18/03/2022

Fonte:https://jornaldefato.blogspot.com/

Mineradora envia 8 carros, de PMs e seguranças particulares, para intimidar indígenas Kamakã Mongoió

A mineradora VALE S. A. matou 273 pessoas em Brumadinho em 2019, além de matar o Rio Paraopeba, fauna, flora e a esperança de milhares de pessoas. Depois, ao invés de fazer reparação justa, a VALE segue, dia a pós dia, desrespeitando os direitos humanos da população do território.

Hoje, a mineradora está protagonizando uma cena de terrorismo contra indígenas.

 

Desde outubro, indígenas do povo Kamakã Mongoió fizeram uma Retomada de Território em terras abandonadas por essa que é a 3ª maior mineradora do mundo.

A questão está sendo discutida pela Justiça de Brumadinho mas o MPF – Ministério Público Federal – requereu que o processo passe à instância federal, por se tratar de questão indígena. Mesmo assim, a VALE continua violentando os povos originários.

 

 

Não é a primeira vez que a empresa vai ao local, com seus seguranças protegidos pela PM fortemente armada. Hoje, sexta-feira, 18/3/22, a VALE  intensificou o terror contra os indígenas: são cinco viaturas da PM e mais três de seguranças particulares, conforme informaram moradores de Casa Branca. É o terror da VALE contra um povo que só quer viver.

Às 10H40, PMs e seguranças particulares da VALE estavam cercando a Aldeia.

Print Friendly, PDF & Email