V Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária

22/03/2011

Os encontros acontecem em Belém, de 07 a 11 de novembro. O prazo para envio de resumos expandidos e 04 de abril

Questões Agrárias na Panamazônia No Século XXI: usos e abusos do território é o tema que orientará as reflexões do V Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, que acontecerão em Belém (PA), de 7 a 11 de novembro de 2011, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus do Guamá.

Foram eleitos três grandes eixos unificadores do debate. O primeiro discute a Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana, IIRSA, conjunto de ações políticas de grande amplitude, problematizando o paradigma de desenvolvimento e sustentabilidade, bem como seus impactos sobre os ecossistemas, os biomas, as nações indígenas, os povos da floresta, caboclos, ribeirinhos, camponeses e seus modos de vida. A segunda mesa destacará as formas de apropriação dos recursos naturais na panamazônia, discutindo os conflitos que são construídos em torno dessas apropriações. A terceira mesa, novamente, traz a relação entre estado e a questão agrária, problematizando as políticas de estado para o campo na panamazônia.

Campesinato, conflitos por terra, expansão do agronegócio, regularização fundiária, educação do campo, segurança alimentar, política de estado para o campo, dentre outros, são os temas debatidos no Simpósio, buscando oferecer subsídios para construi outra dinâmica territorial no campo, presidida, sustentada e estruturada de acordo com aqueles que usam a terra para produzir alimento e, portanto, realizar sua função natural e social.

Jornada Jean Hébette
Completando a programação, será realizada a Jornada Jean Hébette, “Capital e Campesinato em conflito” em homenagem a esse pesquisador, desbravador e ativista, cuja obra desde a década de 1980 denuncia os múltiplos impactos e contradições da chegada dos projetos de exploração mineral e hidrelétricos na Amazônia. Foram criadas duas mesas: Os grandes projetos na Amazônia: leituras críticas e A resistência camponesa que exemplificam as preocupações de Jean, posseiro da ciência, que durante 30 anos cruza a fronteira amazônica estudando o campesinato.

Os eventos são promovidos pela parceria entre UFPA, UFOPA, IFPA, AGB-Seção Belém, UFAM, UNIR, UFAC, UEMA, IFMA, Faculdade de Geografia-Campus de Altamira.

Mais informações em: http://singa2011.ufpa.br/

Print Friendly, PDF & Email