Uma notícia que vai abalar o mundo da Agroecologia: Acervo de Ana Maria Primavesi será disponibilizado

04/05/2021

Fonte:https://anamariaprimavesi.com.br/

Informamos que a Unicamp, por meio de sua Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho, irá receber, catalogar e DISPONIBILIZAR ao público TODO O ACERVO de Ana Maria Primavesi.

Neste momento, estamos juntando tudo que ela tinha em sua biblioteca de dados: Revistas, Periódicos, Livros em diversas línguas e nos mais variados assuntos (não só de Agronomia), Documentos, Originais de Livros e Publicações, Cartas, Aulas, Slides, e etc. para enviar à Campinas e o trabalho lá ser iniciado.

As pessoas que se interessarem poderão manusear este material, muitos deles com anotações e marcações da própria Ana.

A previsão inicial é que entreguemos tudo até julho deste ano.

Só para dar um gostinho do que vai estar disponível dentre o que listamos acima, mostramos a primeira página de uma carta enviada por André Voisin, professor colaborador de Ana, especialista em sistema de pastejo rotacionado intensivo, bem como o manejo nutricional da pastagem e dos animais.

Na carta ele a compara à Marie Curie, tamanha admiração por Primavesi.

No site, por exemplo, mostramos que a figura de Andre Voisin foi referência para a pesquisa de Ana, o que mais tarde resultou no livro Manejo Ecológico de Pastagens.

A pesquisa em Agroecologia se aprofunda e dissemina a partir deste acervo, inédito e particular, fruto de uma vida de estudos e pesquisas de nossa querida Mestra.

Faremos algumas publicações para compartilhar com nossos amigos agroecologistas as descobertas e curiosidades deste acervo, sempre tentando dividir para somar.

Vejam no site a figura de Voisin nas “referências”, Autores e obras que fizeram parte da formação de Ana Primavesi como engenheira agrônoma:

home

Print Friendly, PDF & Email