Um pedaço da África conquista a capital mineira

24/08/2010

A semana em Belo Horizonte é da cultura afro-mineira. Aberta neste domingo (22), com o “Festejo do Tambor Mineiro”, que transformou uma rua do Prado, na Região Oeste, num pedacinho da África, a série de eventos culturais que visa promover o intercâmbio e a reflexão sobre a cultura negra prossegue até o próximo sábado (28), com extensa programação do “Fest’Afro Brasil”, celebrando o cinquentenário da independência de 17 nações africanas e os 40 anos da criação do movimento Black Rio.

Em sua oitava edição, o “Festejo do Tambor Mineiro” atraiu cerca de seis mil pessoas, segundo os organizadores. Grandes nomes da música brasileira marcaram presença no evento. Neste ano, o convidado de honra foi o cantor e compositor paraibano Chico César e do músico senegalês Zal Idrissa Sissokho.

 

Artistas mineiros de diferentes gerações, como Sérgio Pererê, Marina Machado, Tom Nascimento e blocos Tambor Mineiro e Oficina Tambolelê, completaram essa miscelânea de artistas. Por causa do evento, o trânsito foi interditado pela BHTrans da Rua Ituiutaba, entre a Rua Paraguaçú e Rua Sarzed, e liberado somente depois das 22 horas.

Criado em 2004, para celebrar as atividades anuais da Casa África, o Fest’AfroBrasil chega à sua quarta edição com a pretensão de se tornar um evento anual. A abertura acontece na noite de hoje, no Teatro Marília, com a presença de autoridades políticas africanas e brasileiras, que participarão da mesa de debates “África-Brasil: Contextua-lização Histórica e Cooperação Internacional”.

Atividades gratuitas como mostra de cinema, desfile de moda, palestras e oficinas serão oferecidas ao público durante toda a semana. Para os shows programados para o Parque Municipal, nos dias 27 e 28 de agosto, serão vendidos ingressos a preços populares.

A apresentação da banda Black Rio será um dos pontos altos da programação. O conjunto se apresenta no próximo sábado, a partir das 22 horas, recebendo como convidado especial o rei do soul Gerson King Combo, que comemora meio século de carreira, com nova roupagem para clássicos como “Mandamentos Black” e “Funk Brother Soul”.

O rapper Rappin’Hood e o senegalês Sissokho também confirmaram presença no evento, cuja programação completa pode ser conferida no site www.casaafrica.com.br ou pelo telefone (31) 3653-4244.

Print Friendly, PDF & Email