UFMG abre inscrições para curso de língua e cultura Yorubá

01/02/2011

Estão abertas as inscrições para o curso de língua e cultura Yorubá, que será ofertado no período de 23 de março a 20 de junho de 2011. As aulas estão programadas para acontecer às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h. O curso tem como objetivo ensinar e expandir o conhecimento da cultura Yorubá.

Podem se inscrever a uma das vagas do curso o público em geral acima de 15 anos de idade. O investimento é de R$155,00 à vista ou parcelado em duas vezes de R$85,00. As aulas serão ministradas na Faculdade de Letras da UFMG – Av. Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha.

Maiores informações no site: www.letras.ufmg.br/cenex ou no telefone: (31) 3409-4220.

Sobre o Yorubá
O Yorubá é um idioma subsaariano, falado ao sul do Saara, na África, dentro de um certo contínuo cultural-lingüístico, por entre 22 milhões a 30 milhões de locutores. O Yorubá é uma língua africana antiga, herdada pelo povo Yorubá de seus antepassados. Ele é falado, ao lado de outros idiomas, na parte oeste da África, principalmente na Nigéria, Benin, Togo e Serra Leoa.
No continente americano, o yorubá também é praticado, sobretudo em ritos religiosos, como nos ritos afro-brasileiros, onde é chamado de Nagô, e nos ritos afrocubanos de Cuba (e em menor escala, em certas partes dos Estados Unidos entre gentes de origem cubana), onde é conhecido também por Lucumí). O Yorubá faz parte da classe lingüística cuá (também escrito Kwa, internacionalmente), pertencente à família guineense.
Em lingüística, o Yorubá é classificado como pertencente ao grupo de idiomas tonais (entre outras, juntamente ao guarani) com sintaxe SVO, Sujeito-Verbo-Objeto (internacionalmente conhecido, em inglês, como Subjet-Verb-Object ou SVO).
O idioma oficial da Nigéria é o inglês no entanto muitas pessoas também falam outros idiomas, os principais deles sendo igbo ou ibo e hausa ou hauçá. O inglês funciona mais é como língua franca no país, e possui caracteríscas próprias bem distintas. Portanto, falantes de Yorubá da Nigéria muitas vezes utilizam curtas expressões em inglês, intercaladamente, em suas conversações no idioma materno.
O Yorubá constitui o segundo maior grupo étnico na Nigéria, representando 18% da população total aproximadamente. Vivem em grande parte no sudoeste do país; também há comunidades de iorubas significativas no Benin, Togo, Serra Leoa, Cuba e Brasil.
O Yorubá é o principal grupo étnico nos estados de Ekiti, Kwara, Lagos, Ogun, Ongo, Osun, e Oyo. Um número considerável de yorubás vive na República do Benin, ainda podendo ser encontradas pequenas comunidades no campo, em Togo, Serra Leoa, Brasil e Cuba. O Islã inclui aproximadamente um quarto da população Yorubá, com a tradicional religião yorùbá respondendo pelo resto.
Os Yorubás têm uma história urbana que data de 500 d.C. As principais cidades yorubás são Lagos, Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè. Segundo diversos pesquisadores o termo Yorubá é recente. Segundo Biobaku, aplica-se a um grupo lingüístico de vários milhões de indivíduos. Ele acrescenta que, "além da língua comum, os Yorubás estão unidos por uma mesma cultura e tradições de sua origem comum, na cidade de Ifé, mas não parece que tenham jamais constituído uma única entidade política, e também é duvidoso que, antes do XIX, eles se chamassem uns aos outros por um mesmo nome.
Fonte: http://www.ifatola.com/index.php?option=com_content&view=article&id=37&Itemid=48

Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG
assessoriadeimprensa@ufmg.br
(31) 3409-4476 / (31) 3409-4189
 

Print Friendly, PDF & Email