TVT completa dez anos em luta pela democratização da comunicação

25/08/2020

Redação Rede Brasil Atual

Fonte:https://www.brasildefato.com.br/2020/08/25/tvt-completa-dez-anos-em-luta-pela-democratizacao-da-comunicacao

TVT é o primeiro canal aberto outorgado a um entidade de trabalhadores

|

Além de ser vista pelo canal digital 44.1 na Grande São Paulo, a produção da emissora pode ser encontrada também no canal do YouTube – Foto: Divulgação

Sem ambiente para festa num país que já perdeu mais de 115 mil vidas para a pandemia de covid-19, a TVT completou neste domingo 10 anos de história. A primeira transmissão foi ao ar em 23 de agosto de 2010. O primeiro canal aberto outorgado a um entidade de trabalhadores iniciou sua batalha por um lugar no espectro de canais da televisão brasileira em 1986.

Na ocasião, a TV dos Trabalhadores, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, já possuía um acervo respeitável de vídeos que compunham quase uma década de registros das lutas populares que contribuíram para colocar fim à ditadura e conduziram o país a uma retomada democrática. A concessão do canal veio 14 anos depois, a poucos meses do fim de um de ciclo de oitos anos de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

A retomada democrática foi interrompida bruscamente com o golpe de 2016. Mas a batalha pela democratização – da comunicação e do país – continua. A edição Seu Jornal desta segunda-feira (24) traz uma reportagem que relembra esses 10 anos de batalhas para a consolidação da TVT.

A ousadia dos metalúrgicos do ABC, a parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, o apoio de entidades como a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a chegada do Brasil de Fato ao projeto – que conta ainda com a Rádio Brasil Atual e o portal RBA, compõem a trajetória dos 10 anos da TVT.

Além de ser vista pelo canal digital 44.1 na Grande São Paulo, a produção da emissora pode ser encontrada também no canal do YouTube – que está perto de alcançar meio milhão de inscritos.

Print Friendly, PDF & Email