Trocando Ideia discute Cinquentenário de Independência dos Países Africanos

03/08/2010

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com Centro Cultural Casa África realiza em 06 de agosto, na Câmara Municipal de Ouro Preto, às 14h, a palestra “Cinquentenário da Independência dos Países Africanos”. Essa palestra faz parte de mais uma edição do Trocando Idéia, um projeto permanente de extensão organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFOP.

Para debater o assunto estarão na mesa os pensadores senegaleses: Abou Haydara e Boubacar Boris Diop. Abou é escritor e historiador. Formado pela Escola Nacional de Economia Aplicada de Dakar em Cooperação, fez pós-graduação na Universidade de Sorbonne (Paris III) e na Universidade de Sceanux (Paris IV), onde cursou Diplomacia e Administração de Organizações Internacionais. Atualmente, é chefe do departamento de Línguas e Civilizações Romanas da Universidade Cheik Anta Diop de Dakar, no Senegal.  Boubacar é considerado um dos maiores escritores e intelectuais africanos de sua geração. Formado em Literatura e Filosofia, trabalhou como jornalista e escreveu peças de teatro, roteiros, contos e ensaios literários. Recebeu o Grande Prêmio da República do Senegal de Literatura por seu romance Lês tambours de la memoire, publicado em 1990. É, também, fundador do jornal independente Sol.

A realização desse debate em Ouro Preto dá-se pelo fato da cidade mineira possuir uma interlocução histórica e social com países da África e sua diáspora.

Print Friendly, PDF & Email