Transmissão online do “Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição: memória, verdade, reparação e não-repetição”. Cedefes participa do evento.

28/08/2023

O Encontro Povos Indígenas e Justiça de Transição: memória, verdade, reparação e não-repetição acontece no dia 29 de agosto de 2023, em Brasília, de 8hs às 19hs.

O Cedefes estará presente no encontro, juntamente com mais dez instituições detentoras de acervo indígena, as quais através da digitalização de seus acervos documentais indígena no período da ditadura militar contribuíram para criar mecanismos de não-repetição e que permitam a justiça de transição através da memória em uso judicial.

Na ocasião, todas as instituições receberão um HD com o acervo digitalizado e já disponibilizado para consulta no Centro de Referência Virtual Indígena.

 

Clique abaixo para assistir a transmissão online:

Este encontro faz parte do projeto do Centro de Referência Virtual Indígena, que tem por meta contribuir para a construção de mecanismos de não-repetição da violência registrada contra os povos indígenas, com a realização do Instituto de Políticas Relacionais em parceria com o Armazém Memória e com o apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil. 

O projeto conta com um grupo de pesquisadores indígenas e monitoramento da atual política indigenista em parceria com o Observatório dos Direitos e Política Indigenista (OBIND-UnB) para fomentar a aplicação dessa memória em uso judicial, pedagógico, educacional e jurídico, para o fortalecimento e a efetivação da justiça de transição de povos indígenas. E, ainda com o eixo da história oral, em parceria com o Museu da Pessoa, para estudar e explorar as possibilidades de afirmação da história oral indígena em julgados e processos de reparação.

 

Veja aqui toda a programação do evento: https://www.relacionais.org.br/encontro-povos-indigenas-e-justica-de-transicao/ 

 

 

Print Friendly, PDF & Email