Títulos de Doutor por Notório Saber para mestres e mestras indígenas na FAE

11/02/2022

Faculdade de Educação - FAE UFMG

Fonte:https://www.fae.ufmg.br/noticia/titulos-de-doutor-por-notorio-saber-para-mestres-e-mestras-indigenas-na-fae/

Recebemos hoje a notícia que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (CEPE) aprovou o parecer da comissão instituída pela PRPG para atribuição do título de Doutor em Educação por Notório Saber ao Seu Valdemar Xakriabá, proposto pela Faculdade de Educação. A titulação de Seu Valdemar vem se somar àquela recebida por Sueli Maxakali em setembro/2021 – Doutora em Estudos Literários; e àquela recebida por Isael Maxakali em dezembro/2021 – Doutor em Comunicação Social.

A titulação de Doutor por Notório Saber foi instituída pelo Conselho Universitário na UFMG pela Resolução Complementar n. 01/2020, de 28 de maio de 2020. Sua aprovação resultou de um longo percurso de discussão e elaboração nas demais instâncias, cuja origem está nas atividades de formação e pesquisa que têm sido desenvolvidas por mestres e mestras dos saberes tradicionais na UFMG, e na FAE em particular pelos mestres e mestras indígenas desde os anos 1990.

Seu Valdemar Xakriabá, Doutor em Educação por Notório Saber. Foto: Edgar Kanaykõ Xakriabá.

A participação das lideranças indígenas no Conselho Consultivo do FIEI, desde a sua criação em 2006, aliada ao desenvolvimentos de pesquisas pelos e pelas estudantes indígenas no curso, levaram à progressiva constituição de um acervo de monografias que revela a centralidade e a importância desses mestres e mestras  na formação dos professores e professoras indígenas.

Além disso, as pesquisas desenvolvidas em uma diversidade de programas de pós-graduação na UFMG nesse período contaram com os mestres e mestras indígenas como fundamentais interlocutores, capazes de receber os estudantes em suas comunidades e  atuar de forma decisiva na orientação de suas pesquisas. Essas trajetórias de constante colaboração e parceria na co-produção de atividades de ensino, pesquisa e extensão levaram à proposição dos títulos que finalmente  começam a chegar à sua efetiva aprovação no CEPE.

Festejamos com Seu Valdemar Xakriabá, Isael e Sueli Maxakali o justo e devido reconhecimento pelas valiosas contribuições que têm trazido para a comunidade acadêmica da UFMG, e da FAE em especial!

Essas titulações abrem caminho para outras que virão, para o reconhecimento de outros mestres e mestras que vêm nos acompanhando em muitas atividades e revelam a abertura da UFMG e da FAE na direção de da instituição de territórios do saber cada vez mais plurais nas universidades.

Ana Maria R. Gomes
Professora Titular

 

Print Friendly, PDF & Email