Seminário sobre povo Kaingang em Chapecó‏ – SC

17/04/2015

 

Evento promovido pelo MPF e Unochapecó acontece na próxima semana

 
 

Estão abertas as inscrições para o seminário "Desafios atuais do povo Kaingang no Oeste Catarinense", promovido pelo Ministério Público Federal em Chapecó (SC) e pela Universidade Comunitária de Chapecó, que sedia o evento nos próximos dias 22 e 23 de abril

 

As inscrições, gratuitas e limitadas a 250 participantes, vão até esta sexta-feira, 17 de abril. O seminário é certificado pelo Ministério Público Federal e terá 12 horas de atividades. Para se inscrever basta enviar um e-mail para prsc-prmchapeco@mpf.mp.br, com o título "Inscrição Seminário" e os seguintes dados: nome completo, CPF, instituição com a qual tem vínculo e telefone. 



A programação conta com uma série de debates, palestras, exposição cultural e uma visita à Aldeia Condá. Confira:





22 de abril





14h – Início da exposição cultural 

15h – Contação de histórias 



19h – Cerimônia de abertura e lançamento do livro "Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang" 



19h30 – Palestra – Drª. Deborah Duprat (subprocuradora-geral da República) 





23 de abril



9h – 11h – Visita à Aldeia Condá



13h30 – 16h – 1ª Mesa: Direito à Diferença 



Coordenadora: Drª. Deborah Duprat (subprocuradora-geral da República) 



Debatedores: . Drª. Analúcia Hartmann (procuradora da República) . Dr. Gueverson Rogério Farias (juiz federal) . Prof. Dr. Gersem José dos Santos Luciano (doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UnB; professor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM) . Profª. Drª. Silvana Terezinha Winckler (doutora em Direito pela Universidade de Barcelona; professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó) 



16h15 – 18h45 – 2ª Mesa: Desafios da Educação Indígena



Coordenador: Dr. João Akira (procurador da República)



Debatedores: . Rita Gomes do Nascimento (coordenadora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabeti­zação, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC) . Profª. Me. Teresa Machado da Silva Dill (mestre em História pela Universidade de Passo Fundo – UPF; professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó) . João Batista Antunes (professor da Escola Indígena Fen’nó) . Dr. Paulo Leivas (procurador regional da República)





19h – 21h30 – 3ª Mesa: Demarcação de Terras Indígenase Desenvolvimento Sustentável



Coordenador: Carlos Humberto Prola Júnior (procurador da República)



Debatedores: . Marcos Farias de Almeida (doutor em antropologia e analista do Ministério Público Federal – MPF) . Prof. Dr. Leonel Piovezana (doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó). Indígena representante do Conselho de Caciques . Aluísio Azanha (diretor de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio – Funai)

 

Print Friendly, PDF & Email