Seminário Outros Mapas: Cartografia e Pesquisa Social

02/10/2012

Seminário / Outros mapas

 
outrosmapas-final-banner
 
A produção de estudos e práticas envolvendo a espacialização de questões sociais encontra-se amplamente difundida, em especial a partir da popularização de técnicas de localização por satélite e de geoprocessamento, e da internet. Ao mesmo tempo em que tais tecnologiasaumentam o poder de controle e vigilância, permitem também diversas formas de apropriação em termos de mobilização social.

Os mapas e mapeamentos, em suas mais diversas formas têm, portanto, sido cada vez mais usados no cotidiano dos conflitos e das pesquisas sociais. Isto coloca em relação direta a epistemologia da espacialização (presente nas teorias e práticas geográficas e cartográficas) com o campo onde interagem pesquisadores da área de ciências humanas e uma diversidade de 

grupos sociais. Este seminário pretende por em debate diferentes perspectivas sobre as relações entre a cartografia, as ciências humanas e formas não acadêmicas de produção de conhecimento, em especial aquelas ligadas a processos de transformação social. 



Dia 15
8:30 – Café da manhã
9:00 – Abertura
10:00 – Mesa 1: Mapas e poder
O objetivo desta mesa é discutir aspectos históricos da produção cartográfica como instrumento de poder, bem como situar a questão da “guerra dos mapas” em situações de conflito social.
CoordenadorCaio Maciel (UFPE)
ExpositoresHenri Acselrad (PNCSA/UFRJ), Omar Ribeiro Thomaz (Unicamp)
ComentadorT. C. Silva (Casa de Cultura Tainã/Rede Mocambos)
12:00 – Almoço
14:00 – Fórum de relatos de experiências sobre cartografia e mobilização social
Espaço destinado à troca de experiências entre os participantes, tendo como mote relatos de casos específicos em que técnicas de mapeamento foram utilizadas em processos de mobilização social. Dividido em quatro sessões ao longo do seminário, o Fórum busca estimular a participação dos movimentos sociais e sujeitos não-acadêmicos envolvidos em processos de mapeamento.
1ª sessãoCoordenadorPedro Castelo Branco Silveira (Fundaj)
Expositores:
1. Davi Pereira Júnior (PNCSA) – Cartografia Social das comunidades quilombolas de Alcântara-MA
2. Maria Jaidene Pires (Nepe/UFPE), Mariana Figueroa (NDIS/UPE) e Marcos Xucuru, (Cacique dos Xucuru) – Cartografia Social do Povo Xucuru-PE 
3. Denilson Alcântara (GeografAR/UFBA) – Cartografias sociais na Bahia
16:00 – Mesa 2: Ciências humanas e cartografia: aspectos metodológicos
Mesa destinada a apresentar um painel de diferentes formas como a produção de mapas pode ser utilizada em pesquisas na área de ciências humanas, em especial aquelas que envolvem aspectos antropológicos.
CoordenadorRenato Athias (UFPE)
ExpositoresAlfredo Wagner B. de Almeida (PNCSA/UFAM) e Carlos Walter Porto Gonçalves (UFF)
 
Dia 16
8:30 – Fórum de relatos de experiências sobre cartografia e mobilização social
2ª sessão. CoordenadorPlácido Júnior (UFPE)
Expositores:
1. Vânia Fialho (UPE) e Raimundo Nonato Nascimento (UPE) – Cartografia Social no bairro de Santo Amaro, Recife (PE)
2. Solange Gayoso (PNCSA) – Cartografias sociais em Belém
3. Alzeni Thomaz (UNEB) e Maria Tumbalalá (Povo Tumbalalá e UNEB) – Cartografias sociais do rio São Francisco
10:00 – Mesas 3: Técnicas cartográficas e geotecnologia na cartografia social
Esta mesa reúne pesquisadores da área de geografia, cartografia e georreferenciamento que de alguma forma se envolvem com cartografias sociais, discutindo as perspectivas e limites da interação entre o uso das técnicas cartográficas em contextos de cartografias sociais.
CoordenadorAllan Monteiro (Fundaj)
ExpositoresAndrea Carneiro (UFPE), Juan Doblas (ISA) e Ricardo Dagnino(Unicamp)
12:00 – Almoço
14:00 – Fórum de relatos de experiências sobre cartografia e mobilização social
3ª sessão. CoordenadoraMercedes Pérez (LecGeo/UFPE)
Expositores:
1. Thiago Mota Cardoso (UFSC), Isabel Fróes Modercin (Funai), Josecy Soares Silva (Povo Potiguara) – Etnomapeamento e Gestão Territorial em Terras Indígenas no Nordeste 
2. Claudia Washington e Lúcio Henrique de Araújo (Coletivo E/Ou) – Descartografias e recartografias – experiências do Coletivo E/Ou
3. Amilton Mattos (UFAC) e Antonio Texeira da Costa (Grupo Vida e Esperança/Resex Alto Juruá) – Cartografia Social dos "plantios" na Resex Alto Juruá (AC)
16:00 – Painel: Mapas em rede
A proposta deste painel, dividido em duas sessões, é apresentar e discutir experiências de articulação de cartografias em redes colaborativas, seja utilizando meios digitais ou outros meios.
1ª sessãoCoordenadorFrancisco Caminati (Unicamp)
ExpositoresGustavo Faleiros (InfoAmazônia e mapasColetivos), Klemens Laschefski(Gesta /UFMG)
 
Dia 17
8:30 – Fórum de relatos de experiências sobre cartografia e mobilização social
4ª sessão. CoordenadorGirlan Candido (LecGeo/UFPE) 
Expositores:
1. Vânia Fialho (UPE), Hosana Celi dos Santos (UFPE) e Aparecida Mendes (Associação Quilombola de Conceição das Crioulas) – Cartografia Social no quilombo de Conceição das Crioulas (PE)
2. Roberto Rezende (Lata/Ceres/Unicamp) e Antonio Barbosa de Melo (Monitor Socioambiental da Resex Alto Juruá) – Cartografia colaborativa entre Monitores ambientais da Alto Juruá e pesquisadores da Unicamp
2. Ana Maria Lima Daou (UFRJ/IGEO/CCMN) – Na floresta da cidade: experiências de mapeamentos sociais de indígenas na Amazônia urbana
 
10:00 – Painel: Mapas em rede
2ª sessãoCoordenadorFrancisco Caminati (Unicamp)
ExpositoresT. C. Silva (Casa de Cultura Tainã/Rede Mocambos)Arthur Leandro Maroja (Cartografia Crítica da Amazônia), Rômulo Barroso Miranda e Ana Maria dos Santos (Rede Puxirão)
12:00 – Almoço
14:00 – Conferência de encerramento
Palestrante: Mauro William Barbosa de Almeida (Unicamp) 
16:00 – Encerramento do Seminário e confraternização

Print Friendly, PDF & Email