Seminário OLEEI-OEEI na FaE/UFMG

15/10/2012

 

I SEMINÁRIO OLEEI  –  OEEI

A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E AS LÍNGUAS

 

Data: 17 e 18 de Outubro de 2012

 

Local: Auditório Neidson Rodrigues

            Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

FAE/ UFMG

 

 

 

Apresentação: O Sub-Projeto Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena se propõe a construir uma perspectiva de análise da relação da educação escolar indígena Guarani-Mbya com as línguas das comunidades envolvidas.

A constituição de observatórios é uma estratégia de transformação de levantamentos, diagnósticos, avaliações e outros elementos de investigação da realidade social em uma política permanente, que permite transitar entre dados obtidos por estes instrumentais diferenciados, cada um com sua própria metodologia, e que, para além disso, permite constituir séries históricas de dados que são mais do que a fotografia instantânea de uma situação, e que permitem o acompanhamento da evolução daquela realidade através do tempo.

Assim sendo, há Observatórios das mais diferentes atividades humanas, mas nos interessam mais especialmente os Observatórios da Educação e, paralelamente, os Observatórios de Línguas (de grandes línguas oficiais como o português ou o francês, bem como, de pequenas línguas minorizadas, como o catalão e o galego).

No caso do Brasil, a CAPES, em parceria com o INEP, desenvolveu o Observatório Brasileiro da Educação, de que o Observatório da EEI é uma parte. Numa relação de mesmo tipo, o Observatório Linguístico da Educação Escolar Indígena será parte constitutiva do Observatório da Educação Escolar Indígena, na medida em que a lei define as escolas desta modalidade (ou sub-sistema) como Escolas Bilíngues, tentando concretizar assim os princípios do direito linguístico enunciados na Constituição Federal de 1988 e em uma série de outros documentos, que garantem aos povos indígenas suas culturas e línguas.

 

Objetivos: Discutir com lideranças e professores indígenas, especialistas, equipe e convidados especiais, as políticas lingüísticas e ações que amparam e promovem a língua Guarani, sobretudo no âmbito da Educação Escolar Indígena. Incorporar as análises e discussões propostas no Seminário no modelo proposto para o Observatório. Promover o diálogo entre  as experiências das escolas e pesquisas sobre a língua Guarani com as experiências dos demais povos indígenas que participam do OEEI.



 

Programação

 

 

17 de outubro – Quarta-feira

 

                                                                Manhã

8h30min

Abertura Guarani

 

Abertura OLEEI-OEEI

Prof. Gilvan Müller de Oliveira – UFSC

Profa. Ana Maria Gomes – UFMG

 

09h30min

Mesa 1 : As Metodologias de Documentação Linguística e da Construção do Observatório Linguístico da EEI

 

Profa. Rosângela Morello – IPOL: Inventário da Língua Guarani Mbya

Prof. Gilvan Müller de Oliveira – UFSC

Prof. Denny Moore – Museu Paraense Emílio Goeldi

 

Debatedor: Prof. José Ribamar Bessa Freire – UniRio

12 h – Intervalo para almoço

Tarde

14h

 

Mesa 2 : Apresentação dos Resultados do trabalho do OLEEI no contexto do Inventário da Língua Guarani-Mbya

 

Doutoranda Ana Paula Seiffert – UFSC

Mestranda Naissara Daniela Fonceca Trombetta – UFSC

 

Debatedora: Profa. Ruth Monserrat – UFRJ

 

15h30min – Intervalo para Café

 

16h

 

 

 

Mesa 3: Legislação e promoção do Guarani: contribuição de convidados especiais do Mato Grosso do Sul, Argentina e Paraguai

 

Maria Elvira de Campos (Ministerio de Educación y Cultura – Republica de Paraguay – Comissión Nacional de Bilinguismo): La Ley de Lenguas do Paraguai e o Guarani no MERCOSUL

 

Rita Maria Laura Allica

(Gestora do Ministério Provincial de Misiones da Argentina): Políticas Linguísticas e Bilinguismo em Missiones: a língua Guarani

 

Ezaul Martins: A cooficialização do Guarani no município de Tacuru – MS.

 

Debatedor: Prof. Gilvan Müller de Oliveira – UFSC

 

 

 



 

18 de outubro – Quinta-feira

 

Manhã

8h30min

 

Mesa 4: Experiências das Escolas Indígenas

 

Professor Guarani Mbya

Professor Guarani – MS

Professor Xerente 

Professor Maxakali 

Professor Pataxó 

 

Debatedora: Profa. Maria Gorete Neto – UFMG

 

10h

Mesa 5: Contribuição de pesquisadores indígenas

 

Tonico Benites – UFRJ

Anari Pataxó – UFBa

Alberto Guarani – UFMG

 

Debatedor: Prof. Paulo Maia – UFMG

12 h – Intervalo para almoço

Tarde

14h

 

Mesa 6 – Contextos Plurilíngues: Desafios para a Educação

 

José Ribamar Bessa Freire – UniRio

Ruth Monserrat – UFRJ

Sinval Martins – UFG

 

Debatedora:  Profa. Rosangela Morello

 

15h30min – Intervalo para Café

 

16h

 

 

 

 

Mesa de Encerramento

Encaminhamentos das Contribuições

 

 

Professor Gilvan Müller de Oliveira – UFSC/OLEEI

Professora Ana Maria Gomes – UFMG/OEEI

Professora Maria Gorete Neto – UFMG/FIEI-LAL

 

 

 

 
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