Seminário no Paraná debate Saúde das Mulheres Negras

09/11/2010

Começa na sexta-feira (12/11), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o 5º Seminário Mulheres Negras e Saúde, que debaterá estratégias de implantação da

Política Nacional de Saúde da População Negra

, sob perspectiva de gênero. Cerca de 250 gestores públicos, profissionais de saúde, pesquisadores e ativistas participam do evento, organizado pela Rede de Mulheres Negras do Paraná, entre 12 e 14 de novembro.

 

“Esse ano, mais do que nunca, com a adoção da Política Nacional de Saúde da População Negra em maio de 2009, esperamos que o Seminário tenha impactos concretos nas ações de saúde que afetam mulheres negras”, afirma Alaerte Leandro Martins, coordenadora executiva da Rede de Mulheres Negras do Paraná .

 

Durante o Seminário, ocorrerá o lançamento da publicação "Mulheres e Homens jovens dialogando sobre Co-responsabilidade", síntese de pesquisa sobre sexualidade e visões de mundo da juventude realizada pela Associação Frida Kahlo, com apoio do UNFPA (Fundo de Populações das Nações Unidas), no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia. O lançamento ocorrerá no sábado (13/11), no Hotel Slaviero, próximo ao Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, que centralizará a maior parte das atividades do 5º Seminário Mulheres Negras e Saúde.

 

A pesquisa, apresentada pela primeira vez ao público em outubro, terá lançamentos em vários Estados brasileiros e também está disponível online. A população negra brasileira é afetada, de maneira desproporcional, por doenças infecto-contagiosas, inclusive as sexualmente transmissíveis.

 

O Seminário ocorre em meio à mobilização pró-saúde da população negra, que já alcançou cerca de 50 municípios nas cinco regiões brasileiras. A temporada, iniciada em outubro, segue até o Dia da Consciência Negra (20 de Novembro).  Debates, serviços de saúde, encontros acadêmicos, discussões políticas, marcam o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra  (27 de outubro), que chama a atenção do governo e sociedade para as disparidades no acesso à saúde. O Programa Interagencial apóia a Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, que articula a mobilização em nível nacional.

 

5º Seminário Mulheres Negras e Saúde

Data: 12 a 14 de novembro de 2010

Informações: redemulheresnegraspr@yahoo.com.br e no local na data do evento

Endereços:

Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann: Rua 22 de Abril, 305, Centro – Pinhais/PR

Hotel Slaviero: Avenida Camilo de Lellis, 689 – Pinhais/PR

Print Friendly, PDF & Email