Seminário Internacional Gramsci Histórico – 23 e 24 de agosto, na UniRio

21/07/2011

O Seminário Internacional Gramsci Histórico será promovido pelo Grupo Gramsci e a Modernidade, ligado ao Programa de Pós-Graduação em História da UniRio. O Seminário reunirá estudiosos do pensamento gramsciano para discutir no espaço de dois dias, de forma concentrada, aberta, plural e democrática, Gramsci e a História. As discussões deverão seguir dois eixos temáticos: 1) Gramsci e a História e; 2) Gramsci e o século XXI. No primeiro eixo, será debatida a formação do pensamento gramsciano, sua visão da modernidade européia e seu engajamento na militância revolucionária de seu tempo. No segundo eixo, a proposta será explorar, a partir da problemática político-teórica gramsciana, as possibilidades e os caminhos para uma globalização democrática, sustentável e libertadora.

Local e data

Auditório Paulo Freire, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UniRio, dias 23 e 24 de agosto de 2011.

Veja a Programação a seguir:

Mesas e nomes

Dia 23/08

9-10h: Conferência de Abertura:

Carlos Nelson Coutinho

10:30-11:30h: Mesa 1a: Teoria e Política (2 sessões)

Alvaro Bianchi
Fabio Frosini
Ana Garcia

14-15:30: Mesa 1b:

Giovanni Semeraro
Lea Durante
Guido Liguori

15:30-17h: Debate

 

Dia 24/08

9-12h: Mesa 2: Caminhos do Futuro: Globalização e Transformação Social

Leonardo Ramos
Cunca Bocayuva
Adam David Morton
Massimo Sciarretta

14-16:00h: Mesa 3: Teoria e História

Ricardo Salles
Pedro Marinho
Peter Thomas

16:30-17:30h: Conferência Final:

Alberto Burgio

***

O Grupo Gramsci e a Modernidade foi formado no primeiro semestre de 2009 por pessoas interessadas em discutir a obra de Gramsci, entendida como uma vigorosa reflexão sobre as origens, os impasses e as perspectivas da Modernidade. O grupo é Aberto e realiza suas atividades de estudo e debate no espaço da Universidade, vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio.

Gramsci: pela valorização e curiosidade em relação a seu pensamento marxista, democrático e socialista. Do cárcere fascista, Gramsci refletiu de forma ampla e realista sobre seu tempo, a história e as possibilidades de futuro. A similitude entre as circunstâncias de sua reflexão e os dilemas de nosso tempo, marcado pela banalização da indiferença mórbida pela humanidade, apontam para a atualidade e as potencialidades do empreendimento gramsciano, sintetizado na máxima: “pessimismo da inteligência, e otimismo da vontade”.

Modernidade: porque a partir dessa época a Humanidade se torna historicamente única, diversa e consciente de seu destino comum; pelo entendimento da História como um processo evolutivo aberto, complexo, coletivo, abrangente, conflitivo, protagonizado por homens e mulheres a partir das relações sociais em que se encontram, estabelecidas entre si e com a Natureza.

Aberto: pela origem diversa de seus integrantes, tanto em termos de crenças e valores políticos e ideológicos, quanto em termos de suas distintas filiações profissionais e institucionais.

Na Universidade: por entender seu sentido público e plural, bem como seu compromisso com o futuro, com a promoção dos debates de interesse coletivo e que façam avançar o conhecimento

http://www.gramscieamodernidade.org/

Print Friendly, PDF & Email