Seminário Internacional discute Reconversão de Territórios

12/09/2012

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidad Bio Bio e a Rede Susnenible del Espacio Minero (REUSE), realizam, de 1º a 5 de outubro, o I Seminário Internacional de Reconversão de Territórios. O evento acontece no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG, situado na Av. João Pinheiro, 100, Centro, em Belo Horizonte.
O Seminário tem caráter técnico-cientifico, tendo como público alvo a comunidade acadêmica e profissionais de instituições públicas e privadas ligados ao tema. São esperados profissionais da área de mineração, professores, pesquisadores, representantes dos poderes públicos e de instituições não governamentais, empreendedores e estudantes de graduação e pós-graduação.

As discussões abordarão aspectos como o fechamento de empreendimentos minerários e o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil e no Estado de Minas Gerais relativas ao assunto; a estruturação e implementação de instrumentos jurídicos e financeiros para a reabilitação de áreas degradadas; a reconstrução da identidade local junto às alterações culturais e territoriais; as influências socioeconômicas com o fechamento das atividades; indicadores sociais, econômicos e urbanos e instrumentos de ordenamento territorial para a recuperação de antigos territórios mineiros; patrimônio cultural mineiro, experiências exitosas de atividades industriais e minerárias, dentre outros.

No seminário serão apresentados, também, trabalhos científicos relacionados ao tema, além de projetos desenvolvidos no Brasil e em outros países referentes à reabilitação de áreas degradadas. Vários países como Austrália, Espanha, França Polônia, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Bolívia Chile, Colômbia, Equador e Peru já confirmaram presença.

Outras informações no site www.seminarioiberoamericanoreuse.com

Print Friendly, PDF & Email