Seminário Internacional Cidade e Alteridade‏

29/07/2012

O I Seminário Internacional “Cidade e alteridade: convivência multicultural e justiça urbana” assume, como foco, a busca de efetivação do direito às cidades, através de um enfoque plural apto a intensificar o diálogo entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que investigam o espaço urbano e as pessoas que nele vivem. Princípios como a função social da propriedade e a gestão democrática e multicultural da cidade reforçam um novo paradigma de reforma, planejamento e gestão urbana. O contexto atual exige criatividade, capacidade política, mobilização social e empenho crítico-científico para colocar em prática esses preceitos, sobretudo ao se constatar que as cidades vão muito além daquilo que seus planos preveem, integrando diversos agentes, grupos, com suas formas variadas de pensar, agir, sentir e de se relacionar.
Ademais, o Seminário Cidade e Alteridade pretende divulgar e problematizar os resultados parciais da pesquisa Binacional realizada pelo Grupo de Pesquisa de mesmo nome, iniciativa interinstitucional da Universidade Federal de Minas Gerais e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, Universidade de Itaúna e o Ministério Público de Minas Gerais. A pesquisa conta com a coordenação geral da Professora Doutora Miracy Barbosa de Sousa Gustin (UFMG) e do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos (CES-Coimbra).
Convidamos os participantes a apresentar contribuições sobre as temáticas abordadas pelo Seminário Internacional, produzidas e/ou refletidas  sob uma perspectiva interdisciplinar, em especial:
1) Identidades coletivas nos meios urbanos e rurubanos;
2) Políticas públicas no meio urbano e rururbano;
3) Mobilização e organização social;
4) Experiências de acesso às condições de trabalho e de justiça urbana.
Serão aceitos artigos tanto da comunidade acadêmica quanto de  integrantes de movimentos sociais e culturais.

ENVIO DOS RESUMOS

O resumo dos artigos deve ter conteúdo inédito e ser enviado até 13 de agosto de 2012, por meio e-mail (trabalhos@cidadealteridade.com.br). Os resumos deverão conter, no máximo, 250 palavras, além do título, temática e nome dos autores com um resumo da formação de cada um (esta última informação deverá vir como nota de rodapé). A fonte utilizada deverá ser Arial  12, com espaçamento 1,5 entre linhas.
A lista de resumos aceitos será divulgada até 18 de agosto de 2012.
 
Imagem inline 1
 
 
Print Friendly, PDF & Email