Seminário discute combate ao latifundio e ao monocultivo de eucalipto no Sudoeste da Bahia

30/08/2010

O Fórum de Entidades e Movimentos Sociais do Sudoeste da Bahia, realiza até sabado, 28 de agosto de 2010 o I Seminário regional: Em defesa da vida, combatendo o latifúndio e os monocultivos. O evento começou ontem com o objetivo de discutir com lideranças das comunidades, entidades, movimentos sociais, organizações de defesa dos Direitos Humanos, Ministério Público, Ibama e Universidade  os impactos socioambientais e a concentração fundiária em decorrencia da rápida expansão das áreas de monocultivo de eucalipto na região.
De acordo com representantes do Fórum, o processo de expansão do monocultivo do eucalipto na região, principalmente nos municipios de Vitoria da Conquista, Barra do Choça, Encruzilhada, Candido Sales, Belo Campo, Tremedal, Piripá, Cordeiros e Condeuba já vem causando danos ambientais irreversiveis como a destruição de extensas áreas de vegetação nativa, rica em diversidade vegetal e animal, diminuição e secamento de nascentes e consequente morte de rios e corregos que abastecem a região, comprometendo a viabilidade da vida de várias comunidades rurais nestes muncípios.  
Na pauta de discussão estão presentes temas como o Limite da Propriedade da Terra e a Questão agrária/agrícola no contexto da luta de classes no Brasil. A partir da socialização das experiencias de comunidades impactadas pelos plantios de eucalipto das empresas de celulose do Extremo Sul da Bahia, os participantes deverão discutir a realidade das comunidades e formas de articulação de lutas e resistencia  que permitam a permanência e a sustentabilidade das familias camponesas em suas terras.

Print Friendly, PDF & Email