Seminário discute a presença africana na construção do mundo moderno

24/09/2010

A partir do século 16, milhões de homens e mulheres do interior do continente africano foram trazidos ao Brasil como escravos. Um encontro de culturas aconteceu em diversos planos, como o econômico, o político e o religioso. Sobre essa temática, ainda pouco estudada na história do país, acontece em 27 e 28 de setembro o seminário internacional Presença africana no mundo moderno.

O evento vai abordar a questão Os angolas no Brasil, o Brasil em Angola – África, Europa e América e a construção do mundo moderno. Mesas-redondas se propõem a discutir temas como africanos e europeus na construção do mundo moderno, trânsito de gentes e de culturas, entre outros.

O seminário acontece no auditório Sônia Viegas, na Fafich, campus Pampulha da UFMG. No dia 29, o evento também abriga o Encontro de Grupos de Pesquisa: a África em rede. Pelo menos 13 pesquisadores de diversas instituições de ensino do país devem apresentar propostas de estudos sobre o tema.

As inscrições devem ser feitas a partir do primeiro dia do seminário. Para outras informações acesse o site [http://www.fafich.ufmg.br/ppghis/eventos2.html], ou pelo telefone (31)3409 5068 ou pelo e-mail angolasnobrasil@gmail.com

 

 



 

27, 28 e 29 de setembro – Auditório Sônia Viegas – UFMG

Print Friendly, PDF & Email