Seminário “As Expressões Artísticas e as Questões de Gênero”

06/11/2013

A Secretaria da Mulher de Pernambuco em parceria com Secretaria de Cultura (Secult)/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) convidam para o I Seminário “As Expressões Artísticas e as Questões de Gênero”, a ser realizado nos próximos dias 06 e 07 de novembro, no Teatro Arraial, na rua da Aurora, na Boa Vista.

 

O seminário visa fomentar a reflexão sobre a perspectiva de gênero nas políticas públicas de cultura, contribuindo para a promoção dos direitos culturais das mulheres, dando visibilidade às suas diversas expressões, tradições e manifestações artísticas. Além disso, busca contribuir para a desconstrução da cultura patriarcal, no estímulo e valorização da diversidade cultural e na promoção de uma cultura igualitária e democrática, que contemple a diversidade de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

 

O evento tem como público alvo gestoras e gestores culturais, gestoras de políticas públicas para as mulheres, professoras e professores, artistas, militantes da cultura, representantes de movimentos feministas e de mulheres, estudantes e representantes dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher.

 

 A abertura do seminário será realizada no dia 06, às 18 horas, pela Secretária da Mulher, Cristina Buarque, pelo Secretário Estadual de Cultura, Marcelo Canuto e pelo Presidente da Fundarpe, Severino Pessoa. Em seguida, haverá a primeira mesa redonda com o tema Gênero e Arte: Processos criativos e artísticos atrelados aos estudos de gênero, raça/etnia e sexualidade. Após os debates, acontecerá a apresentação artística do Grupo São Saruê com o espetáculo Mulheres Atômicas.

 

Já no dia 07 serão realizadas duas mesas redondas sobre os temas: Gênero e Cultura Popular: naturalização das artes e das tradições e impactos em políticas de cultura; e Violência de gênero: perspectivas e contextos nas linguagens artístico-culturais. A programação se inicia a partir das 9 horas e se estende até as 16 horas, também com apresentações culturais.

 

 Iniciativa pioneira no estado de Pernambuco, o evento destaca-se pela importância de fomentar o debate de gênero na área cultural, apontando o papel da cultura como estruturante no empoderamento, cidadania, inclusão e fortalecimento das mulheres, reconhecendo-as como protagonistas e sujeitos na produção cultural.

  

Estão sendo oferecidas 90 vagas. As inscrições para o evento poderão ser realizadas no

docs.google.com/forms/d/1xAwDzdmMjAKdbxO6kcLyC3pBgqdgFBacxJr6fwg2LP8/viewform .

Mais informações deverão ser obtidas através do email seminariogeneroecultura@gmail.com ou no telefone 3183-2962.

Print Friendly, PDF & Email