Seminário Antropologia Indígena em Pernambuco

19/04/2013

NTROPOLOGIA INDÍGENA EM PERNAMBUCO: PESQUISAS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS
Seminário de encerramento da disciplina Antropologia Indígena/2012.2
 
Data: 23 de abril de 2013, terça-feira.
Local: auditório do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Museologia – 13º- andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Universidade Federal de Pernambuco (CFCH/UFPE – Campus Recife).
 

Este seminário é uma realização dos participantes da disciplina Antropologia Indígena, ofertada pelo Departamento de Antropologia e Museologia/UFPE, no semestre 2012.2, que contou com a presença de estudantes dos cursos de Museologia, Ciências Sociais, Psicologia e Ciência Política. O evento tem por objetivo realizar um balanço sobre o estado atual da pesquisa etnográfica sobre populações indígenas no Estado de Pernambuco, estabelecendo um diálogo entre os estudantes de graduações e aproximando-os de pesquisadores novos/experientes e de intelectuais indígenas, com o intuito de debater a temática indígena na universidade.
 
Desde Carlos Estevão de Oliveira e Estevão Pinto, nos anos de 1930, uma extensa gama de pesquisadores percorreram os locais onde habitavam populações indígenas em Pernambuco, na esteira das mobilizações étnicas por reconhecimento. Mais recentemente, com o surgimento de um movimento indígena organizado para a conquista de direitos sociais e territoriais, os estudos sobre populações indígenas aproximaram-se da área do Direito, e são constantes os debates antropológicos na perspectiva da Antropologia Jurídica. O seminário se destina ainda a traçar rotas de coalizão para pesquisas mais recentes e refletir sobre os desafios do fazer antropológico frente à presença indígena em Pernambuco.
 
Em abril de 2013, mais de 1000 indígenas oriundos de diversas aldeias e grupos do interior de Pernambuco realizaram um grande acampamento no campus da UFPE, denominado de Levante Indígena e Acampamento Terra Livre/PE. Vieram à Recife participar de audiências públicas, reuniões e atos políticos, com o intuito de debater nas instâncias apropriadas a efetivação dos direitos indígenas. À nível nacional, o movimento indígena brasileiro ocupou dias atrás o Congresso Nacional, numa demonstração inédita de sua mobilização e vitalidade. A questão indígena afirma-se, cada vez mais, como um dos mais importantes pontos de reflexões acerca da sociodiversidade e dos desafios da sociedade brasileira frente aos movimentos sociais e suas reivindicações.

 
PROGRAMAÇÃO


Manhã


8hs
Credenciamento
 
8:30hs.
Palestra de abertura
A produção antropológica sobre povos indígenas em Pernambuco
Ministrante: Prof. Renato Athias (PPGA/UFPE e FUNDAJ)
 
10hs.
Mesa-redonda I: História, antropologia e movimento indígena em Pernambuco
Mediação: Prof. Alexandre Gomes (DAM/UFPE)
 
Participantes:
Carlos Fernando dos Santos – PPGH/UFPE (A presença indígena no sertão de Pernambuco no século XIX: revisando o paradigma da extinção);
Lara Erendira – PPGA/UFPB (A organização social e política dos povos indígenas em Pernambuco: disputas territoriais e processos de regularização fundiária);
Kelly Oliveira – PPGA/UFPB (Movimento indígena em Pernambuco: entre o contexto nacional e as estratégias de mobilização locais)
 
 
Tarde
 
14hs.
Mesa-redonda II: Retomadas territoriais e presença indígena na cidade do Recife: questões contemporâneas
Mediação: Prof. Edwin Reesink (PPGA/UFPE)
 
Participantes:
Hosana Santos – LAE/Rural-UFPE (Estratégias sociais e as lutas do povo Xukuru do Ororubá);
Sérgio Romualdo (povo Kiriri/BA) – Filosofia/Unicap e Espaço Cultural Sepé Tiarajú/Olinda (Ser indígena na cidade do Recife: opções e desafios);
Camila Meneghini – PPGA/UFPE (Mulheres indígenas na cidade do Recife)
 
16hs.
Mesa-redonda III: Dinâmicas políticas, ritual e etnobiologia entre povos indígenas em Pernambuco
Mediação: Prof. Peter Schroder (PPGA/UFPE)
 
Participantes:
Wilke Melo (povo Fulni-ô/PE) – NEPE/UFPE (Dinâmicas políticas indígenas e o processo de resistência étnica dos Fulni-ô)
Estevão Palitot – PPGA/UFPB (Toré: ritual e performance entre os povos indígenas em Pernambuco)
Nivaldo Aureliano – PPGCB/UFPB (A Ciência da Caça e o Complexo do Mel: os Atikum-Umã e o seu ambiente).
 
18hs.
Conferência de encerramento: Perspectivas teóricas e desafios políticos para a antropologia indígena em Pernambuco
Ministrante: Profa. Vânia Fialho (PPGA/UFPE e Núcleo de Identidade e Diversidade/UPE)
 
Coquetel de encerramento
_____________________________________
 
O evento terá transmissão simultânea via Internet, através do endereço: Twitter: @Museusindigenas



Maiores informações e programação: 
Print Friendly, PDF & Email