BELO HORIZONTE (21/07/2021) – Neste final de semana, são comemorados o Dia Nacional e o Dia Internacional da Agricultura Familiar. As datas integram a Semana da Agricultura Familiar no país e para celebrar a importância do segmento, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater-MG, promove dois eventos virtuais, na quinta (22/7) às 16h, e na sexta-feira (23/7) às 9h30, sobre temas relacionados ao segmento, com transmissão pelo canal da Emater-MG no Youtube.

Na avaliação do diretor Técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira de Oliveira, a agricultura familiar vem se mostrando cada vez mais vigorosa e apresentando grande expressividade na produção de alimentos e na geração de emprego e renda, além de desempenhar um papel significativo na sustentabilidade dos processos produtivos e na manutenção dos recursos naturais.

“É o público prioritário da empresa e que está presente de maneira significativa nas diversas agendas estratégicas que nós atuamos. Onde prevalece a agricultura familiar, como é o caso dos estabelecimentos rurais do estado, há a uma demanda muito forte pelo serviço de assistência técnica extensão rural”, afirma.

Cartilha da Agricultura Familiar

Numa das lives da programação, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Marcelo José Braga vai apresentar a cartilha “Um novo retrato da Agricultura Familiar de Minas Gerais”, elaborada pela equipe do Instituto de Políticas e Desenvolvimento Sustentável da UFV, a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017.

“Os resultados mostram que, em Minas Gerais, 72,7% dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares. Além disso, Minas é o estado da região Sudeste com o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar e o segundo do país. Os estabelecimentos da agricultura familiar estão concentrados nas mesorregiões: Sul/Sudoeste de Minas (18,4%), Norte de Minas (17,4%) e Zona da Mata (15,5%)”, explica o professor da UFV.

A cartilha detalha, também, outras informações como o gênero, faixa etária e o nível de instrução do responsável pelo estabelecimento; o número de pessoas ocupadas na agricultura familiar; uso de tecnologias; valor da produção das principais culturas, dentre outras; além de uma análise comparativa com os dados do Censo Agropecuário de 2006.

Na avaliação da secretária de Agricultura Ana Valentini, é fundamental para os gestores públicos conhecer o perfil da agricultura familiar no estado. “Na medida em que conhecemos o nosso público, suas características, dificuldades e as suas demandas, aumentamos a qualidade e a eficiência do atendimento prestado e no uso dos recursos públicos. E isso é respeito com o cidadão”, afirma.

Ainda como parte da programação, também está prevista a realização de webinar, onde serão abordados a importância da agricultura familiar na produção de alimentos; o cooperativismo e o uso das redes sociais para potencializar as vendas.

Serviço:

Programação da Semana da Agricultura Familiar – Seapa/Emater-MG

22/7 (Quinta-feira) – 16h: Webinar

– A importância da Agricultura Familiar na produção de alimentos – Mauro Eduardo Del Grossi (Professor da Universidade de Brasília – UNB)

– O papel estratégico da cooperação para o fortalecimento da Agricultura Familiar no contexto das múltiplas transições – Sérgio Schneider (Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

– A influência digital na agricultura familiar – Camila Lima (Influenciadora digital)

23/7 (Sexta-feira) – 9h30 – Lançamento Cartilha da Agricultura Familiar da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Transmissão dos eventos: www.youtube.com/ematerminas

 

Fonte: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento 

Arte: Divulgação Emater-MG

 

 

Print Friendly, PDF & Email