JOENIA: ‘DEPUTADO DESCONHECE CONSTITUIÇÃO’

Joenia, a primeira deputada indígena do Brasil. (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

Segundo Joenia, os povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais devem ser considerados como grupos em situação de extrema vulnerabilidade e, portanto, de alto risco para ações relacionadas a emergências epidêmicas e pandêmicas. “Os povos indígenas são vulneráveis historicamente e socialmente. Foram afetados há muitos anos pelas epidemias, como o sarampo, a gripe e a malária e boa parte da nossa população foi dizimada. Éramos mil povos, agora somos 305 e muitos perderam suas línguas. Existe um impacto histórico e esse impacto causou essa vulnerabilidade.”

Sobre o posicionamento do deputado Van Hattem, Joenia afirmou que o discurso evidencia a falta de conhecimento da realidade dos povos indígenas:

— Hoje a gente fala de índio na cidade, mas são as cidades que estão chegando até as comunidades. O discurso do deputado ainda é de quem não conhece a realidade dos povos indígenas e tampouco a legislação, que é amparada na Constituição de 1988. Nossa constituição garante isso como povos originários que somos. Não somos melhores e nem piores, temos apenas uma cultura diferente, uma realidade diferente, uma legislação diferente, que serve para proteger os territórios e bens indígenas e a saúde é prioridade.

O projeto prevê que o atendimento de saúde aos indígenas residentes fora das Terras Indígenas seja feito diretamente pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), sob articulação da Sesai. Ele será feito com as devidas adaptações na estrutura, respeitando as especificidades culturais e sociais dos povos. A União disponibilizará de forma imediata, para a Sesai, uma  dotação orçamentária emergencial.

Após passar pelo Senado, o projeto será enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

Foto principal: Sesai

Print Friendly, PDF & Email