Sejudh promove o seminário “Saúde Indígena nos Três Poderes”

30/04/2013

Fortalecer o diálogo entre sociedade intercultural e a sociedade não indígena no Pará é o objetivo do seminário “Saúde Indígena nos Três Poderes”, que acontecerá nesta terça-feira (30), a partir das 09 horas, no Mercado de Ferro, em Belém. O evento é promovido pela Coordenadoria de Proteção dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais (Cppita), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
 
A partir das 09h30 começarão as palestras, com os seguintes temas: “A História dos Povos Indígenas no Pará”, seguido de debate, e “As ações do Centro de Referência em Direitos Humanos”. Às 14 h, será realizada uma mesa-redonda para discutir as “Políticas de Saúde Indígena e a interrelação entre os entes”, e às 15 h será apresentada uma Experiência Exitosa, pelo secretário Municipal de Saúde de Tucuruí, Charles Tocantins.
A ação visa garantir o acesso à Justiça aos povos indígenas e comunidades tradicionais, articulando e monitorando a Política Estadual Indigenista. O seminário contará com a participação de lideranças indígenas, e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Sespa e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Print Friendly, PDF & Email