Segundo Encontro Indigena On Line

16/02/2011

É com muita honra que lhes convido a participar do nosso "II Encontro On Line de Indígenas Vivendo em Cidades". Será neste sábado (19 de fevereiro) das 13h às 18h (horário do Brasil), via Skype e Yahoo messenger. Estes Encontros On Line foi uma forma que encontramos aqui na ONG para tentar debater não só a questão dos indígenas que vivem em áreas urbanas (que ainda é pouco discutida não só no Brasil mas em outros países também) mas também discutir a realidade indígena hoje. Por quê escolhemos esta data? Porque no mês de fevereiro é relembrado no Brasil, no dia 07, a memória do líder indígena Sepé Tiaraju, assassinado a mais de 250 anos atrás pelo império europeu. E é por isso que neste Encontro Indígena On Line iremos abordar também a questão dos líderes indígenas de ontem e de hoje e suas respectivas realidades, fazendo inclusive uma reflexão crítica do que vem acontecendo (prisões de líderes indígenas brasileiros como a cacique Tupinambá Valdelice, a prisão de líderes mapuche no Chile, observações sobre os casos de líderes indígenas de outras regiões e outros países, etc.). Mesmo assim, assim como foi o Primeiro Encontro Indígena On Line em 2010, este Encontro também terá liberdade de assuntos e temas, como uma roda de conversa. Para este encontro já confirmaram presença indígenas e apoiadores dos seguintes locais:

– Brasil: São Paulo (Mogi das Cruzes, Guarulhos, São Caetano, Rio Claro, Bertioga), Rio de Janeiro, Pernambuco, Amazonas (Manaus e Tabatinga) Bahia, Espírito Santo (Aracruz);

– Colômbia: Letícia e Bogotá;

– Canadá: Ottawa;

– França;

– Peru;

– Argentina.

 

Para quem quiser se conectar basta localizar o skype abaixo (marcos.aguiar.indios.na.cidade) ou se conectar via yahoo messenger. Iremos fazer 3 tipos de conexão: com vídeo e áudio, só com áudio e só com chat (tanto no caso do skype como do yahoo messenger). Será um prazer conectá-los conosco. Para facilitar nosso trabalho com traduções principalmente em inglês iremos assim trabalhar:

– 13h: início dos trabalhos com todos que estiverem conectados;

– 13h30 às 15h: conversa entre as pessoas conectadas e os indígenas do Canadá e países de língua inglesa;

– 15h às 18h: debate livre entre indígenas brasileiros e indígenas de países de língua espanhola.

 

Volto a afirmar que mesmo com estes horários nosso debate é livre e todos que puderem por favor participem, pois isso fará parte de nossa construção.

Pretendemos gravar todo o encontro, como fizemos em 2010.

 

Sobre o I Encontro Indígena On Line de Dezembro de 2010:

– Não tivemos tempo de fazer um relatório adequado, mas só de gravação deu mais de 3h30;

– Foram mais de 7h de conexão (era tanta gente conectada que passou de nosso horário previsto);

– Se conectaram mais de 8 estados brasileiros e mais de 5 países diferentes;

– Foram mais de 200 pessoas conectadas, a maioria era indígena de mais de 15 povos diferentes;

– Foram mais de 20 assuntos diferentes.

 

Se o primeiro encontro foi assim imaginem como será o próximo! E já estamos planejando um para o mês de maio (em homenagem também ao Dia das Etnias Indígenas na América – 18 de Maio – e ao dia Mundial da Diversidade Cultural – 21 de maio). Ok? Fiquem bem, e continuem conosco neste trabalho. 

Marcos Julio Aguiar
Coordenador do Projeto "Indios na Cidade" – Opção Brasil
Coordinador del Proyecto "Indigenas en la Ciudad" – Opção Brasil
Project Coordinator "Indigenous in the City" – Opção Brazil

Skype: marcos.aguiar.indios.na.cidade

Print Friendly, PDF & Email