Salvador recebe o VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

20/10/2011

Inclusão sócio-produtiva como estratégia para enfrentar a pobreza rural. Esse é o foco do Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, que chega à sexta edição com o tema “Estratégias de Inclusão Sócio-produtivas”. São esperados cerca de 400 participantes entre atores sociais, representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos, além de entidades de fomento do Brasil e de países latinoamericanos.

 

O debate ocorrerá entre os dias 25 e 28 de outubro em Salvador (BA), e vai abordar diferentes perspectivas a partir do papel da inclusão no desenvolvimento nacional e suas implicações nas políticas macroeconômicas da previdência social, emprego e salário, de fomento à inovação, educação e formação profissional.

Realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) através do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), o evento conta com parceiros como o Governo do Estado da Bahia, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério de Minas e Energia (MME), entre outros parceiros.

NEAD lança anuário do meio rural no Fórum
A abertura do evento terá a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do governador da Bahia, Jaques Wagner, além de outras autoridades. Logo após a solenidade de abertura será lançada a publicação “Estatísticas do Meio Rural 2010-2011”, produzida em parceria entre o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A publicação traz dados atualizados de vários gráficos e tabelas já publicados nas edições anteriores e apresenta como destaque informações geradas pela divulgação do Censo Agropecuário 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de novos recortes para variáveis já utilizadas e a incorporação de resultados de programas do Governo Federal.

No mesmo dia será realizada a palestra magna “Desenvolvimento Nacional e inclusão sócio-produtiva”, por Tânia Bacelar, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Debates
No segundo dia de evento (26) serão debatidos, dentro do primeiro painel, temas como políticas de financiamento e de apoio à produção e comercialização; políticas de emprego e salário para a inserção socioeconômica; políticas de fomento à inovação para a geração de emprego e renda; e juventude rural e formação profissional para a inserção sócio-produtiva. O painel será composto por Valter Bianchini, especialista do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR); Otavio Balsadi, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); John Wilkinson, do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA/ CPDA); e Elisa Guaraná, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No mesmo dia, o segundo painel, intitulado “Experiências internacionais de inserção sócio-produtiva”, vai abordar a temática dentro do contexto da União Européia e em países da América Latina.

No dia 27 serão levantados, em um painel dividido em dois temas, eixos de debate relacionados a experiências brasileiras nas estratégicas de inserção sócio-produtivas, abordando iniciativas de instituições governamentais e na perspectiva das organizações da sociedade. Estarão presentes nessa segunda etapa de discussões o secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programa Luz para Todos (MME), da Fundação Banco do Brasil e do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). O painel final, no dia 28, vai apresentar resultados do evento e refletir sobre propostas de construção dessas estratégias sócio-produtivas, através da visão de acadêmicos, gestores públicos e representantes das organizações da sociedade.

Programação disponível para download no site do Fórum DRS:
http://www.iicaforumdrs.org.br/IICA2010/adm/adm/imagens/arquivos/Folder_baixa_VI%20Forum.pdf

Serviço:
VI Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial
Data: 25 a 28 de outubro de 2011
Local: Gran Hotel Stella Maris. Praça Hotel Stella Maris, 200. Salvador (BA)
Horário: dia 25, de 17h às 22h. Dias 26 e 27, de 09h às 18h30. Dia 28, de 09h às 13h

Print Friendly, PDF & Email