Sagarana: feito Rosa para o Sertão – Cultura, Identidade, Sustentabilidade

09/09/2011

O esperado Encontro dos Parceiros pelo Desenvolvimento Sustentável do Vale do Rio Urucuia e o festival “Sagarana: feito Rosa para o Sertão – Cultura, Identidade, Sustentabilidade” acontecerão, em sua quarta edição, de 22 a 25/09/2011, em Sagarana, distrito do Município de Arinos, MG. Numa iniciativa de celebração da vida pelo pulsar dos saberes e fazeres comunitários articulados, os organizadores vislumbram a construção de uma proposta coletiva, inclusiva e sustentável, de alcance regional, mas repercussão nacional. Um evento com inúmeras atividades culturais, artísticas, educativas e de discussão e exposição de políticas públicas, que reafirmará o Distrito de Sagarana como referência da cultura sertaneja associada à obra de Guimarães Rosa e à disseminação das tecnologias sociais.

Organizado pelo Cresertão – Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão, Instituto Alfa, Vale do Urucuia e Copabase, com o apoio de outros parceiros, “Sagarana: feito Rosa para o Sertão”, neste ano, acontece sob inspiração do tema “Sertão Geodésico – A justa medida da hospitalidade na “terra-mátria” e consolida-se como espaço de encontro e intercâmbio para comunidades, gestores públicos, intelectuais, artistas, pesquisadores, ativistas sociais e sonhadores.

O Encontro dos Parceiros, momento de avaliação, planejamento, apresentação, articulação e lançamento de projetos e ações ocorrerá, pela primeira vez, numa Audiência Pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o propósito de debater o desenvolvimento sustentável regional do território do Vale do Rio Urucuia. Na ocasião, teremos a presença de representantes do governo federal, do governo estadual, das prefeituras e câmaras municipais, bem como de órgãos financiadores, gestores de organizações não-governamentais, pesquisadores e lideranças comunitárias e populares.

Programação e mais informações: www.sagarana.org

Print Friendly, PDF & Email