Romaria pela Ecologia Integral recorda tragédia em Brumadinho (MG)

20/01/2021

CNBB

Fonte:https://www.cnbb.org.br/romaria-pela-ecologia-integral-recorda-tragedia-em-brumadinho-mg/

 

Desde segunda-feira, 18 de janeiro, a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER) da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) promove a II Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho (MG). A mobilização recorda a inundação de rejeitos de minério responsável por soterrar pelo menos 272 pessoas em janeiro de 2019. Devido à pandemia, a romaria deste ano será realizada prioritariamente de forma virtual, com atividades presenciais abertas somente a familiares das vítimas.

De acordo com Renser, a necessidade de manter o grito da denúncia aceso nos corações motivou a construção da II Romaria Regional pela Ecologia Integral em parceria com diversas organizações, movimentos populares e assessorias técnicas em atuação nos territórios atingidos com quatro pilares: “(1) a memória dos 272 mártires assassinados; (2) a denúncia de um crime que foi cometido pela mineradora Vale; (3) a luta por justiça e reparação integral de todos os atingidos; e (4) o anúncio de uma Ecologia Integral, que coloque a vida acima do lucro”.

“A ideia é construirmos uma grande rede de romeiros e romeiras em todo o país com panos vermelhos em nossas janelas, mostrando que somos todos irmãos e irmãs em luta por Brumadinho”, motivam os organizadores.

“Romaria nos lembra a condição de peregrinos, do povo de Deus que está a caminho, construindo a liberdade, buscando paz e justiça social. Neste sentido, a Romaria Regional pela Ecologia Integral a Brumadinho reforça a memória das 272 pessoas e, mais recentemente, de mais um irmão nosso, que também morreu soterrado por esse crime da Vale. É uma denúncia, uma exigência para que a reparação seja feita e para que a esperança de semear, lutar e buscar uma Ecologia Integral seja possível”, afirma o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e membro da Comissão Episcopal para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Vicente de Paula Ferreira.

 

Programação

São várias atividades iniciadas desde a última segunda-feira. São trocas vídeo-cartas entre atingidas e atingidos por mineração de todo Brasil e lançamentos do Pacto dos Atingidos por toda a Bacia do Paraopeba de forma online e em pequenos grupos. Na sexta-feira, haverá um webinar Internacional e Live nacional com a Comissão para a Ecologia Integral da CNBB, transmitida pelo canal da Conferência. Também está programada uma edição especial, no dia 24, do Sarau Versos e Preces, na TV Horizonte.

Para o dia 25, quando se completam dois anos do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, estão previstas outras atividades, como projeção gigante, Missa, Celebração e Sarau Virtual. Os eventos presenciais de forma restrita poderão ser acompanhados pelas redes sociais da Renser.

Confira a programação completa. 

 

Pacto dos Atingidos

Lançado no dia 15 de janeiro, o Pacto dos Atingidos é um documento construído coletivamente por atingidos e atingidas de toda a bacia do Paraopeba, como agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assentados e acampados da reforma agrária, familiares das vítimas, pessoas que perderam suas casas, suas plantações, sua segurança hídrica e ainda correm, todos os dias, o risco de serem contaminadas pelos rejeitos da mineração que estão na água, no solo e no ar.

A imagem pode conter: texto que diz "PACTO DOS ATINGIDOS PELO CRIME DA VALE EM BRUMADINHO PACTO DE LOS AFECTADOS POR EL CRIMEN DE LA VALE EN BRUMADINHO pacT OF THOSE AFFECTED BY VALE'S CRIME IN BRUMADINHO"

 

Além da denúncia, o documento abrange aspectos sobre como deve ser a reconstrução dos territórios atingidos, evidenciando o quanto o modelo de mineração é predatório. “Ele reúne nossas dores, denúncias e o nosso grito por justiça e pela reparação integral de todos os atingidos. O documento também traz, através do amor, da fé e da esperança, a nossa resistência diária e cotidiana de enfrentamento à mineração, em que defendemos uma Ecologia Integral e pensamos novos horizontes, com alternativas econômicas e um mundo muito melhor, diferente deste, onde a vida esteja sempre acima do lucro”, conta Marina Oliveira, atingida pelo crime de Brumadinho e uma das responsáveis pela organização da Romaria.

O Pacto foi construído ao longo dos últimos dois anos com reuniões mensais conduzidas pela Renser e com participação dos atingidos de diferentes comunidades ao longo da Bacia do Paraopeba, além da participação de diferentes colaboradores. Confira o documento aqui.

Print Friendly, PDF & Email