Ribeirão Preto

23/03/2010

 

Ribeirão Preto
 
Localização:

A comunidade quilombola de Ribeirão Preto, se localiza na área rural do município de Guidoval. Guidoval fica na zona da zona da Mata. O nome da cidade é em homenagem ao fundador Guido Thomaz Marlière.
 
História:
 
O núcleo foi formado por negros, fugindo da escravidão, no período colonial; de fazendas distantes de Guidoval, onde recebiam os piores tratamentos que poder-se-iam dispensar ao ser humano. Segundo os moradores, os negros compraram as moças e se casaram com elas, constituindo uma comunidade. O quilombo foi fundado por 05 negros das famílias Aleluia, Tavares, Cruz, Tomé e Martins.
Os moradores juntaram um recurso e compraram as terras que estavam ocupando. Estas terras contabilizavam 400 alqueires. Cada um tornou-se proprietário de 80 alqueires de terra.
O primeiro cruzeiro do Ribeirão Preto foi erigido em 1870.
No princípio da década de 40 uma epidemia de febre tifóide vitimou inúmeras pessoas no Ribeirão Preto.
 
Cultura:
 
No dia 28 de junho, véspera do Dia de São Pedro, comemora-se na Comunidade Quilombola do Ribeirão Preto, a sua festa maior, dedicada ao santo de devoção dos moradores deste local. A Festa compreende-se de Novenas, Orações, Música, Baile, Leilões, Jogos de Caçarimba, Fogueira, Prendas, Pau-de-Sebo e Fogos de artifício.
 
 
Print Friendly, PDF & Email