Retomada Multicultural Terra Mãe em Betim, MG, persiste resistindo!

13/11/2023

Por Alenice Baeta

Reunião das lideranças indígenas e Sem Terra na Retomada TERRA MÃE, Betim, MG. 12/11/2023. Foto: Alenice Baeta, CEDEFES.

 

A Retomada indígena Terra Mãe, dos Warao, Tikuna e outras etnias indígenas, segue firme em Betim, localidade situada entre os bairros Bandeirinhas e PTB, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, junto a centenas de famílias de Sem-Teto em uma grande Retomada multicultural.

Recentemente, foi realizada visita de uma equipe da FUNAI1 aos indígenas no território, sendo que a mesma já se manifestou no processo judicial e também o INCRA2 com relação aos procedimentos administrativos e judiciais relativos ao reconhecimento do território e regularização fundiária. Com a entrada da FUNAI e do INCRA no processo judicial e acompanhamento da Retomada Terra Mãe o mesmo deverá ir para a Justiça Federal. Até agora o processo judicial está suspenso aguardando definição se a competência jurídica será da justiça estadual ou da Justiça Federal.

No dia 12 de Novembro de 2023, houve ainda importante visita da Deputada Federal Célia Xakriabá (PSOL) e sua assessoria que indicou que pretende acompanhar a luta indígena e por direitos humanos fundamentais da Retomada Terra Mãe, e que deverá solicitar ainda Audiências Públicas a respeito na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara Federal.

———————

1 Fundação Nacional dos Povos Indígenas
2 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Print Friendly, PDF & Email