Representante de comunidade indígena faz apelo e grupo Kaxixó do Capão do Zezinho é imunizado em Martinho Campos

21/01/2021

Jornal Globo

Fonte:https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2021/01/21/representante-de-comunidade-indigena-faz-apelo-e-grupo-kaxixo-do-capao-do-zezinho-e-imunizado-em-martinho-campos.ghtml

Otávio Júnior Costa pediu para que fossem incluídos na primeira etapa da imunização que tem ocorrido em todo estado mineiro; Secretaria de Saúde do município recebeu doses separadas para os indígenas. Uma enfermeira esteve na comunidade nesta quinta-feira (21).

Otávio Costa representante da Comunidade indígena Kaxixó em Martinho Campos  — Foto: Otávio Costa/Divulgação

Otávio Costa representante da Comunidade indígena Kaxixó em Martinho Campos — Foto: Otávio Costa/Divulgação

 

O representante da comunidade indígena Kaxixó do Capão do Zezinho, Otávio Júnior Costa, em Martinho Campos, fez um apelo para que o grupo fosse imunizado nesta primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a pasta recebeu doses específicas para a comunidade e uma enfermeira da própria aldeia buscou os imunizantes na tarde desta quinta-feira (21).

Segundo a Secretaria de Saúde do município, 40 doses foram aplicadas.

Oito resultados positivos do novo coronavírus foram confirmados na aldeia nos últimos dias. Martinho Campos recebeu 111 doses da vacina Coronavac, nesta quarta-feira (20), sendo 53 para os grupos prioritários de profissionais da saúde, e 58 para a comunidade indígena.

Prefeitura de Martinho Campos casos da Covid-19 em comunidade indígena
Prefeitura de Martinho Campos casos da Covid-19 em comunidade indígena

Aldeia

Até o momento, oito indígenas da comunidade que tem 102 moradores, testaram positivo para doença e mais quatro aguardam resultado dos exames. A Secretaria de Saúde disse que um dos moradores testou positivo em dezembro de 2020 e os outros sete testaram positivo na primeira quinzena de janeiro.

O representante da comunidade cobrou na noite desta quarta-feira (20) a vacinação do povo Kaxixó.

“Meu povo até hoje não foi vacinado. Estão tendo algumas burocracias na distribuição dessas vacinas pelo município de Martinho Campos. É de suma importância que o município reconheça a necessidade de vacinar logo o povo Kaxixó, uma vez que atualizamos nossos boletins e já somamos oito pessoas contaminadas dentro das nossas aldeias. Os contaminados são provenientes da aldeia Capão do Zezinho, que é pertencente ao município de Martinho Campos, que tem alegado que não pode vacinar no momento por conta de uma diretriz, a qual estão usando deste argumento para não vacinar o meu povo. Nós não reconhecemos isso, pois há outras comunidades que tiveram casos positivos e estão sendo vacinados”, disse.

 

Secretaria de Saúde

Segundo a secretária de Saúde Jakline Aparecida Lemos, o município e nem a comunidade vive um surto da doença. Ela disse que ocorreram aumentos exponenciais de casos, mas que não caracteriza surto da Covid-19.

Ela explicou ainda que as doses foram recebidas nesta quarta-feira à tarde, quando foram iniciadas as imunizações dos profissionais de saúde e idosos asilados. Uma enfermeira da aldeia indígena buscou as doses na tarde desta quinta-feira (21) realizar a vacinação do povo Kaxixó. No entanto, ainda não há um balanço do grupo imunizado.

Ainda segundo Otávio, a comunidade indígena acionou o Ministério Público sobre as doses, que segundo ele, estão paradas em Martinho Campos.

G1 entrou em contato com o MP, mas até o fechamento da reportagem, não obteve retorno.

Boletim Municipal

De acordo com o último Boletim Municipal, divulgado nesta quarta-feira (20), o município de Martinho Campos tem 1.464 casos notificados da doença até o momento. Desde o início da pandemia, sete pessoas morreram na cidade em decorrência do vírus.

Dos casos notificados, 340 foram confirmados. O boletim aponta ainda que 1.096 pessoas testaram negativo para a doença e há 28 pessoas recuperadas no município, que seguem em isolamento domiciliar. Não há nenhuma pessoa internada com a doença.

Print Friendly, PDF & Email